Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Sexta - 01 de Abril de 2016 às 09:13
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


O município de Nova Xavantina, região Leste de Mato Grosso, vai sediar a primeira etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, entre os dias 15 e 20 de abril. A cidade já respira o evento que é um dos mais importantes do calendário esportivo do Estado.

Nessa primeira etapa regional, Nova Xavantina vai receber 1.380 estudantes que irão competir nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei. O município, inclusive, está finalizando a fase municipal dos jogos que classifica as equipes para a fase regional.

“A cidade já está em grande expectativa para receber a competição. Os estudantes, principalmente, são os mais ansiosos por disputarem as vagas que levam para a etapa regional.  Para se ter uma ideia, na abertura da fase municipal, mais de 2 mil pessoas participaram do evento. Na fase regional eu acredito que no ginásio não caberá toda gente”, destacou Cerisvaldo Brito, um dos organizadores dos jogos em Nova Xavantina.

Ele também destacou que os Jogos Escolares são importantes para promover o intercâmbio cultural entre os estudantes dos municípios da região leste. Intercâmbio, que no entendimento de Brito, promove a troca de conhecimento e experiência entre os jovens. “Além disso, o evento gera emprego e aquece as vendas principalmente no comércio e na rede hoteleira”, acrescentou o coordenador da Secretaria de Desporte e Lazer de Nova Xavantina.

A primeira etapa regional está com as inscrições abertas para os municípios da região leste. As cidades interessadas têm até o dia 13 de abril para confirmar presença nos jogos em Nova Xavantina. Ainda, no mês de abril, ocorrem jogos nos municípios de Paranatinga (região sudeste) e São Felix do Araguaia (região nordeste).

Novidades

O coordenador de Esportes Educacionais da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Manoel Fonseca, ressaltou que a novidades dos Jogos Escolares neste ano é a classificação de uma equipe a mais da região norte para fase estadual da competição. Com isso, a fase estadual passa de 12 para 13 equipes.  

Fonseca explica que essa equipe a mais se deve ao grande número de municípios da região que participam dos jogos. “Trata-se de uma região modelo, que atende o grande desejo do Estado de fazer com que a competição tenha forte adesão em todo Mato Grosso. Na região norte, todos os municípios participam dos Jogos Escolares”, enfatizou.

Os Jogos Escolares da Juventude (etapas regionais e estaduais) são uma realização da Seduc-MT em parceria com os municípios sedes do evento. A fase regional dos jogos classifica para a etapa nacional do evento.

Sobre os jogos

Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo.

Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2344/visualizar/