Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Sexta - 26 de Março de 2010 às 17:34

    Imprimir


Ednilson Aguiar/Secom-MT
Governador Blairo Maggi recebe o presidente da Cluster Bioenergia João Meirelles
Governador Blairo Maggi recebe o presidente da Cluster Bioenergia João Meirelles

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, e o vice-governador, Silval Barbosa, receberam o presidente da Cluster de Bioenergia, João Carlos Meirelles, o presidente da Brazilian Italian Oil (Bio), Mario Buri, e comitiva na tarde desta sexta-feira (26.03). O objetivo da vinda a Cuiabá foi uma visita a Maggi que deixa a direção do Executivo de Mato Grosso no próximo dia 31. Na ocasião os dirigentes da indústria de beneficiamento de cana-de-açúcar aproveitaram para deixar Maggi e Silval a par do andamento do empreendimento.

Serão 3 bilhões de reais de investimentos no Estado até 2016 para instalação de três usinas de etanol. As duas primeiras, previstas para 2012 e 2014, serão instaladas em Barra do Garças ( 509 Km a leste de Cuiabá). A terceira prevista para 2016 será no município de Água Boa (730 Km a Leste de Cuiabá). Ao todo serão 180 mil hectares de lavoura de cana-de-açúcar, numa área que era de pastagem para criação de gado.

Silval Barbosa ficou satisfeito com o que viu. Na reunião foram apresentadas imagens dos viveiros. “A expectativa é grande para o funcionamento da primeira planta em 2012, quando 48 mil hectares devem estar produzindo cana”, ressaltou Silval.

A previsão é que todo o complexo gere 7.200 empregos diretos, e aproximadamente 20 mil postos indiretos na região. A empresa está negociando com as prefeituras dos dois municípios e também de Nova Xavantina (645 Km a Leste de Cuiabá) uma parceria para a construção de 10 mil residências para atender os trabalhadores das usinas.

O presidente da Bio, Mario Buri, que também é membro do conselho de administração da Cluster de Bioenergia explicou que o projeto prevê ainda total utilização do bagaço da cana, sendo que 70% será destinado para a produção de energia, e o restante será aproveitado para fabricação de ração animal e confecção de embalagens biodegradáveis.

A escolha do Vale do Araguaia se deu em função da produtividade da região e dos incentivos recebidos do Estado. O secretário de desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich, salientou que esse projeto vai impulsionar a economia da região.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23919/visualizar/