Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 26 de Março de 2010 às 12:57

    Imprimir


Casa Civil/OGE, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos  e líderes comunitários formalizam criação de Ouvidoria
Casa Civil/OGE, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e líderes comunitários formalizam criação de Ouvidoria

Mais um canal de acesso ao Governo do Estado chegou a população cuiabana, na quinta-feira (25.03), com a criação das Ouvidorias Comunitárias. Cada Associação de Moradores de Cuiabá terá um ouvidor, escolhido na própria comunidade, para ouvir as reclamações, sugestões e denúncias locais. A Ouvidoria Geral do Estado (OGE/MT) capacita 40 comunitários para atuar na área e trazer a demanda do bairro até o Estado.A Casa Civil/OGE formalizou a implantação das Ouvidorias Comunitárias com a União Cuiabana de Associação de Moradores de Bairros (Ucamb), União Coxipoense de Associação de Moradores (Ucam) e o Conselho Estadual dos Direitos Humanos, por meio de um Termo de Cooperação Técnica. Conforme o documento, a OGE/MT disponibilizará treinamento ao comunitário, capacitação aos presidentes de bairros, além de credenciar os aprovados e acompanhar a atuação deles.

“Com essa parceria, agora as nossas reclamações e denuncias vão chegar mais rápido ao Governo, e ao mesmo tempo também teremos os esclarecimentos das dúvidas referentes às ações do Estado com muito mais eficiência”, declarou o presidente da Ucamb, Édio Martins de Souza, ao argumentar que a iniciativa desta gestão em aproximar do movimento comunitário melhorou o atendimento à população.

Édio Martins lembrou que é o comunitário que ajuda o Estado a se planejar mais na ponta para melhor atender o cidadão. O presidente da Ucam, Valmir Cardoso, que participa do movimento comunitário desde a época do governo de Garcia Neto (1975-1978), destacou a valorização aos comunitários nos últimos anos. “Só aqui em Mato Grosso mesmo, para representantes do movimento comunitário se sentar numa mesa com os secretários da Casa Civil e Casa Militar e até o governador e mais, para dar sugestões”, agradeceu a atenção.

“O governo acaba otimizando o serviço e atendendo a base”, disse o secretário-adjunto de Assuntos Comunitários, Benjamin Franklin ao revelar que acredita que o vice-governador Silval Barbosa vai continuar trabalhando em parceria com o movimento ao assumir o governo, a exemplo da atenção que deu aos comunitários nestes anos que atuou apenas como vice.

Participaram ainda do ato, os secretário-chefes da Casa Civil, Eumar Novacki, e da Casa Militar, coronel Alexander Maia,  ouvidor-adjunto do Estado, Noi Scheffer, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH), Genilton Nogueira, presidente da União Várzea-grandense de Associações de Bairros (Univab), Lázaro Nóbrega, e outros representantes do movimento.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23929/visualizar/