Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quinta - 18 de Março de 2010 às 17:28

    Imprimir


Mais de 300 professores da Rede Municipal de Ensino compareceram ao plenário da Câmara Municipal de Vereadores nesta quarta-feira (17/03). A reunião foi realizada a pedido da prefeitura e conduzida pelos secretários municipais de Governo, João Bulhões; de Educação e Cultura, Isaac Nassarden, e de Administração Marcos José da Silva. O vereador Chico Curvo e o superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC/VG) também se fizeram presentes.

“O objetivo principal deste encontro proposto pelo Executivo Municipal é dar transparência ao processo de elaboração do Plano de Cargo, Carreira e Salário (PCCS). Queremos que a categoria tenha o pleno conhecimento do conteúdo desse documento”, explica o secretário Marcos José da Silva. Segundo ele, o prazo máximo para o envio do PCCS para a apreciação e votação dos vereadores é dia 30 de junho deste ano.

 
O secretário de Governo, João Bulhões, informou que estaria enviando, ainda nesta data, ofício aos setores interessados na elaboração do Plano. “Instituiremos, o quanto antes, uma comissão que avaliará e definirá o PCCS que será entregue ao Poder Legislativo. Um documento de tamanha importância para a classe educadora tem que ser elaborado com a participação de todos os envolvidos no processo. E esta é a determinação do prefeito, Murilo Domingos”.


Farão parte da Comissão de Elaboração do PCCS membros indicados pelo Sintep/VG, Conselho Municipal de Educação, Câmara Municipal de Vereadores, SMEC/VG e SAD/VG. “Tão logo os nomes sejam definidos, iniciamos os trabalhos”, garante o secretário de Administração.
 
PARALISAÇÃO – Durante a reunião, os educadores presentes fizeram o uso da palavra em diversos momentos. Entre as dúvidas que permeiam a categoria, está o corte de salários daqueles profissionais que aderiram ao movimento sugerido pelo Sintep/VG no último dia 10. “Não há nenhum encaminhamento do prefeito para que sejam descontadas as horas não trabalhadas até o momento”, esclarece o secretário Marcos José da Silva.


Entretanto, ele lembra que a prefeitura – a partir dessa reunião – inicia um acordo com os professores. “Estamos à disposição para iniciarmos as discussões acerca do PCCS, o principal ponto da pauta de reivindicações do movimento grevista. Dessa forma, a manutenção da paralisação torna-se infundada. O não corte dos salários e início dos trabalhos de formatação do PCCS são itens garantidos pela prefeitura. Vamos cumprir esse acordo, mas os professores também devem cumprir a sua parte e retornar ao trabalho. Caso haja permanência do estado de greve, teremos, então, que adotar uma nova postura”.  

 
No final do encontro, os professores garantiram que já iniciariam a escolha de seus representantes para compor a Comissão de Elaboração do PCCS. Quanto aos demais membros da comissão, espera-se que até a próxima segunda-feira (22/03), já tenham tido seus nomes informados à administração municipal.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24027/visualizar/