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ELEIÇÕES 2010
Segunda - 15 de Março de 2010 às 12:16
Por: Steffanie Schmidt

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Enquanto candidatos e partidos políticos se articulam em torno de seus pleitos para as eleições deste ano, profissionais especialistas em estratégias de marketing também já se preparam para os desafios levantados pelas novas regras eleitorais. Eles estarão reunidos durante o 9º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político, que acontecerá nos dias 23 e 24 de abril em Fortaleza (CE).

De Mato Grosso, o representante será o advogado Paulo Zamar Taques, militante em direito eleitoral com formação em marketing eleitoral e político. Desde 1994, atua em campanhas no Estado e já foi coordenador jurídico de nomes como Dantes de Oliveira e Júlio Campos. “Procuro utilizar a legislação de forma associada ao marketing eleitoral, como um instrumento estratégico de campanha”, afirmou.

Em sua palestra, Taques abordará as alterações aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 02 de março, que tornaram mais rígidas as regras para arrecadação, gastos e prestação de contas de campanha.

Uma das principais mudanças é a exigência de abertura de conta bancária específica do partido para arrecadação de recursos eleitorais, com o objetivo de acabar com as chamadas "doações ocultas". Antes, essa exigência valia apenas para o comitê financeiro e para o candidato. O prazo para que candidatos e partidos informem à Justiça Eleitoral os recursos doados e a origem de cada um também foi reduzido: passa a ser até 30 dias após as eleições.

A modernização da arrecadação de recursos para campanha também foi regulamentada pelo TSE, que permitiu o uso de cartões de crédito este ano. Neste caso, as doações somente poderão ser realizadas por pessoa física. É proibido o parcelamento das doações. O TSE proibiu as doações por meio de cartões corporativo, empresarial ou emitidos no exterior.

Também participarão do evento figuras como Carlos Manhanelli, autor dos Livros "Eleição é Guerra", "Estratégias Eleitorais" e "A Conquista do Voto"; Chico Santa Rita, responsável pela campanha vitoriosa de Yeda Crusius ao governo do Rio Grande do Sul, e Marcelo Serpa, um dos diretores de arte mais premiados do Brasil, sendo responsável pelo primeiro Grand Prix do Festival de Cannes em mídia impressa do país, com a campanha para o Diet Guaraná, em 1993.

O 9º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político é promovido pela Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP) a cada dois anos e é considerado o mais importante e completo para os profissionais e interessados da área de campanhas eleitorais.





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