Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Terça - 29 de Março de 2016 às 14:26
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Um grupo de 14 recuperandos da Penitenciária dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecida como Ferrugem, foi beneficiado com um curso de desenho durante as festividades da Páscoa. A equipe técnica da unidade, localizada em Sinop, priorizou o cumprimento da Lei de Execução Penal (LEP) nª 7.210, que diz em seu artigo 41, item 4 que “é direito do recuperando exercer as atividades profissionais, intelectuais, artísticas e desportivas, desde que compatíveis com a execução da pena”. 

A equipe, formada por assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, nutricionista, dentistas e educador físico visou proporcionar, por meio da produção de desenhos, o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, a emoção e a percepção, auxiliando o recuperando no seu processo de reabilitação psicossocial.

O gerente administrativo e penal Christiann Denuzzi destaca que a unidade sempre trabalha com o objetivo de ressocializar. “Temos o objetivo de devolver este cidadão recuperado para a sociedade, proporcionando o caminho para a mudança de vida”. Denuzzi informa que a equipe técnica da penitenciária é compromissada, e que não mede esforços para que projetos como este sejam colocados em prática. 

“Todo e qualquer trabalho de reintegração social feita com os recuperandos contribui para sua capacitação”, diz o superintendente de gestão Penitenciária da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Fernando Lopes. A unidade, além de executar projetos como o curso de desenho, é uma das que oferece políticas públicas a fim de que o apenado em regime semiaberto possa ter remição de pena.

A qualificação contribui ainda para promover condições para que o egresso e seus familiares tenham garantias de qualidade de vida e dignidade, seja via educação básica, ensino profissionalizante e/ou efetiva reinserção no mercado de trabalho. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2414/visualizar/