Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COMBUSTÍVEL
Segunda - 19 de Setembro de 2016 às 06:57
Por: Do G1 MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

Especialistas que participaram do 1º Congresso de Bioenergia de Mato Grosso, em Cuiabá, destacaram, durante o evento, o potencial do estado para se destacar no mercado de produção de energias renováveis.

O encontro na capital abordou as dificuldades e as alternativas para suprir as necessidades por energia. Isso porque combustíveis fósseis, como petróleo, gás e carvão são considerados fontes extremamente poluentes e não são renováveis, o que impacta no preço e expõe o mercado a grandes oscilações.

Por outro lado, quando se fala em bioenergia, as fontes consideradas limpas ainda não têm produção em escala suficiente para atender o mercado, o que acaba se tornando uma grande oportunidade do estado se tornar um ícone no segmento, conforme os especialistas.

Isso porque, entre as fontes limpas estão o biodiesel (proveniente da produção de soja), o etanol (que sai da produção do milho), a biomassa (restos de vegetais) e a energia solar, tudo o que Mato Grosso tem de sobra para oferecer ao mercado. E o cenário projeta que a demanda por essas fontes limpas deva sobrar até a metade deste século.

“Mato Grosso é uma caixa de força na agroindústria, é o maior produtor de grãos do país e a produção de biocombustíveis deve ser parte integrante dessa política de desenvolvimento do estado. Existe uma grande oportunidade para intensificar a produção de bioetanol, biodiesel, biogás e biometano aqui no estado”, avaliou Plínio Nastari, presidente da consultoria Datagro.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24178/visualizar/