Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quinta - 22 de Setembro de 2016 às 07:16
Por: Redação TA c/ Portal Brasil

    Imprimir


Foto Valter Campanato/Agência Brasil
Em 2015, mais de 6,7 milhões de brasileiros estavam matriculados no ensino médio
Em 2015, mais de 6,7 milhões de brasileiros estavam matriculados no ensino médio

A renovação do ensino médio é uma das prioridades do País nos próximos anos. Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, o governo irá trabalhar junto à sua base no Congresso Nacional para priorizar a votação do Projeto de Lei (PL) 6.840/2013 , que propõe mudanças importantes nas séries finais do ensino regular.

A proposta estabelece que os currícul os do ensino médio sejam organizados por áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. A divisão visa priorizar a interdisciplinaridade e a aplicação dos conhecimentos em outras áreas – e também no dia a dia dos alunos e na realidade do Brasil e do mundo.

No último ano, além das matérias básicas, o aluno deverá optar por uma das grandes áreas para aprofundar os estudos, de modo que o estudante possa se dedicar mais ao campo de seu interesse. No futuro, caso decida mudar de área, ele pode retornar à escola e fazer uma nova opção formativa.

Se aprovado o PL, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornaria obrigatório para os alunos. Outra medida prevista é que, nos próximos dez anos, 50% dos matriculados cumpram jornada escolar em tempo integral de, no mínimo, sete horas por dia, somando 4,2 mil horas em todo o ensino médio.

Flexibilidade

A secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães, afirma que o mais importante é que o ensino médio seja flexibilizado, substituindo a monotonia e o academicismo por um conteúdo mais leve e próximo da vida dos alunos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24238/visualizar/