Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Terça - 29 de Março de 2016 às 10:19
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente está elaborando um projeto de inclusão social de 1.500 catadores de lixo dos cinco principais polos do Estado: Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Tangará da Serra e Sinop.

O projeto contara com recursos do Governo Federal, no valor de três milhões e setecentos e cinqüenta mil reais (R$ 3,75). 

A proposta do projeto MT Pró-Catador é readequar os espaços que hoje servem como lixões, capacitar e promover a inclusão social das famílias.

De acordo com a Sema, os catadores precisam ser incluídos na política de resíduo sólido dos municípios, mas e isso só podem acontecer se eles estiverem organizados e fortalecidos enquanto instituição. 

O primeiro curso ocorreu no início de março deste ano com cerca de 40 catadores de Várzea Grande que aprenderam sobre os três R: reduzir, reutilizar e reciclar; a gestão de resíduo; a produção de lixo; a importância do uso de equipamento de proteção individual e a como separar os resíduos de forma segura. 

A Lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos determina que os municípios que implantarem a coleta seletiva devem contratar os catadores organizados em associações ou cooperativa. 

A proposta é dar andamento aos cursos nas outras regiões 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2426/visualizar/