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EDUCAÇÃO
Quinta - 29 de Setembro de 2016 às 06:57
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

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Foto: Gcom-MT
Seduc realiza formação de coordenadores pedagógicos
Seduc realiza formação de coordenadores pedagógicos

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer, por meio da Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação, realiza a Formação Contínua dos Coordenadores Pedagógicos nos 15 polos dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação de Mato Grosso (Cefapros). A programação, iniciada na terça-feira (27.09), segue até quinta-feira (29.09) e tem como objetivo auxiliar o profissional no desenvolvimento das atividades.

No primeiro dia de curso foram tratadas as atribuições da função, identidade profissional e formação contínua do coordenador pedagógico, além dos desafios na gestão e as atualizações realizadas pela Portaria nº 161/2016. Os próximos dias serão de oficinas, como explica o superintendente de Formação dos Profissionais da Educação, Kilwangy kya Kapitango-a-Samba.

“Teremos uma oficina onde os coordenadores receberão informações sobre como fazer o planejamento a partir da análise de aprendizagem, tanto dos professores quanto dos estudantes. Em outra, eles serão orientados sobre como fazer análise e apropriação dos resultados de avaliações externas. A intenção é despertar para as possibilidades de como usar esses resultados para melhorar o processo de ensino e aprendizagem”, pontua Kapitando-a-Samba.

A professora formadora do Cefapro no polo Cuiabá, Lucimeire da Silva Furlaneto, explica que a agenda é essencial para o melhor desempenho dos profissionais. “Com a formação, os coordenadores auxiliam os professores a desenvolver suas ações pedagógicas em sala de aula, e consequentemente acontece a melhoria do ensino e aprendizagem”.

Já a coordenadora pedagógica do Ceja Almira de Amorim Silva, em Cuiabá, Regiane Meres Menezes Brites, destaca a necessidade de os cursos estarem cada vez mais alinhados com a realidade da escola. “É preciso sempre melhorar, mas essa formação é importante por nos fazer pensar sobre as nossas atribuições, nos ajudar a planejar o trabalho e atualizar sobre Projeto de Estudos e Intervenção Pedagógica (PEIP), por exemplo”.

Para os coordenadores lotados em Cuiabá e Várzea Grande, municípios que somam o maior aglomerado de escolas estaduais, o evento foi divido em dois locais, o Cefapro e a sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Programação

Quarta-feira (28.09) – Local: Universidade Aberta do Brasil

- Análise e Apropriação dos Resultados de Avaliações Externas;

- Oficina: Relação dos descritores das Avaliações Externas com os objetivos de aprendizagem;

- Socialização das Experiências de análise e apropriação dos resultados das avaliações;

Quarta-feira (28.09) – Local: Cefapro de Cuiabá

- Planejamento: diagnóstico de necessidade de aprendizagem (Situação – problema, hipótese de ação);

- Socialização das experiências de construção do diagnóstico (Anexo I, da Portaria que atualiza a 161/2016) e projeção do Plano de Ação.

Na quinta-feira (29.09), serão invertidas as ordens dos grupos para assistir as mesmas programações.





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