Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Segunda - 28 de Março de 2016 às 15:53
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


A Prefeitura de Cuiabá recebeu uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil para a construção de um novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que estará localizado no bairro Jardim Pauliceia, região do Coxipó.

A emenda é do deputado federal Ságuas Moraes (PT), feita após indicações dos vereadores Arilson da Silva e Lilo Pinheiro.

O recurso será destinado unicamente para a implantação Centro de Referência, que será o terceiro existente em Cuiabá. Atualmente, existem o Centro de Referência no Centro, na região do Porto, e o Centro de Referência Norte, na Morada da Serra.

O Centro de Referência presta serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. O objetivo principal é orientar e acompanhar a família com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos, de forma a contribuir para a reparação de danos.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, o recurso da emenda é bem-vindo e ajudará a atender a região do Coxipó, considerada carente especialmente devido à ampla abrangência.

“Será um equipamento muito relevante para que possamos atender melhor as demandas sociais de trabalho infantil, população de rua, mulheres vítimas de violência e idosos negligenciados, por exemplo. A região Sul da cidade tem grande demanda para esse tipo de atendimento. Essa será mais uma expansão de serviços da assistência social, para atender a população com maior qualidade”, diz. 

A proposta de construção do novo Centro de Referência já foi inserida no sistema para ser avaliada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e, por isso, ainda não há previsão para o início da obra, informou o secretário-adjunto de Assistência Social, César Vidotto,

“A proposta é somente para construção e deverá ser executada uma estrutura mínima para a gestão plena da assistência social no município. O recurso está disponível, mas suspenso, e essa cláusula suspensiva só é retirada quando cumprirmos uma série de determinações do ministério; só aí poderemos licitar a obra”, explica.

Apesar do dinheiro para a construção do Centro, o município ainda precisa de recursos para equipar o local, bem como garantir a manutenção da unidade de assistência. Atualmente, o município gasta aproximadamente R$ 100 mil mensais com a manutenção do Centro de Referência Centro e Norte.

“No momento econômico delicado em que se encontra o país, precisamos obter recursos para implantar serviços, comprar a mobília, entre outros. A parte mais onerosa é sua manutenção, porque dependemos do co-financiamento do Ministério e do Governo do Estado. Mas, juntos, vamos trabalhar para garantir a implantação com êxito desse novo Centro”, finaliza o secretário-adjunto. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2447/visualizar/