Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 04 de Outubro de 2016 às 10:06
Por: Redação TA c/ MP-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso participa do movimento “Outubro Rosa”, que busca chamar a atenção da sociedade sobre a prevenção ao câncer de mama. Até o final deste mês, as fachadas das sedes das Promotorias de Justiça de Cuiabá e da Procuradoria Geral de Justiça estão iluminadas em tons de rosa.

Além da iluminação especial, o MPE também receberá a equipe do “MTMamma” que realizará duas palestras sobre o assunto. A primeira ocorrerá no dia 24 deste mês, às 16h, na sede da Procuradoria Geral de Justiça. E, a segunda, no dia 26, também às 16h, no auditório das Promotorias de Justiça da Capital. As palestras integram a programação alusiva ao Dia do Servidor Público.

Banners referentes a campanha também foram disponibilizados nas sedes da PGJ e das Promotorias de Justiça de Cuiabá e Várzea Grande.

CAMPANHA: O rosa é a principal marca da campanha de alerta à sociedade para o combate da doença que mais atinge as mulheres no Brasil. Por isso, pelo sétimo ano consecutivo, a MTmamma divulga em Cuiabá, assim como acontece em vários países, neste mês de outubro, informações sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, medida que pode representar a cura de mais de 90% dos casos, orienta para a consulta médica e a realização dos exames periódicos. O lema da campanha é "Sou amigo do peito" em homenagem aos voluntários da associação.

Este ano, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 57.960 novos casos dessa neoplasia devem ser registrados em mulheres. Os homens também podem ter a doença, mas, o índice representa apenas 1% do total. Só em Mato Grosso devem ser registrados 710 novos casos (100 a mais do que em 2015) e a maioria, 430, ou 73,03% deles, em Cuiabá.

Para a MTmamma, outra grande preocupação que leva a associação a incentivar o diagnóstico precoce é a incidência em mulheres jovens. O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente, após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento do câncer de mama tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. (Com Assessoria “MT Mamma”)





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24480/visualizar/