Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Terça - 11 de Outubro de 2016 às 09:48
Por: Redação TA c/ ALMT

    Imprimir


Foto: Helder Faria
Exposição do projeto Mulheres em Ação
Exposição do projeto Mulheres em Ação

O projeto pedagógico “Mulheres em Ação”, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), vai capacitar 1.200 mulheres que se inscreveram nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) em Cuiabá e Várzea Grande. O lançamento do programa, que vai qualificar mulheres sobre empreendedorismo, será lançado no próximo dia 19 de outubro e as aulas terão início no dia 24 de outubro, em todos os CRAS dos dois municípios.

A iniciativa da presidência da ALMT visa promover a inclusão social e produtiva de mulheres com idade a partir de 16 anos, voluntárias e que, preferencialmente, esteja em situação de vulnerabilidade social e econômica. Por meio da Escola do Legislativo, a ALMT vai pela primeira vez até os bairros das duas principais cidades da baixada cuiabana para qualificar pessoas.

O presidente da Assembleia, deputado Guilherme Maluf (PSDB), destaca que este projeto vem somar com as principais ações da Casa em busca da aproximação com a comunidade, promovendo a participação nos processos legislativos, mas também a transformação da sociedade por meio de iniciativas como essa.

“A Assembleia passa por um processo de integração com a sociedade e este programa tem justamente o intuito de promover a capacitação de mulheres para que adquiram independência financeira e social, garantindo o sustento familiar e a elevação da autoestima”, explica Maluf.

De acordo com o projeto, o foco são mulheres em situação de vulnerabilidade, mulheres inscritas no CadÚnico do governo federal, vítimas de violência, chefes de família. E para garantir a participação das alunas, os cursos serão realizados nos CRAS, evitando o deslocamento.

Estão previstos cinco cursos para 59 turmas, com aulas teórica e práticas e cerca de um mês de duração. Ao final, todas as alunas participarão de uma feira de empreendedorismo que será realizada na Assembleia Legislativa para expor as capacidades apreendidas por meio de produtos ou serviços.

“As mulheres são responsáveis pelo sustento de grande parte das famílias mato-grossenses e quando se tem uma formação profissional, a qualidade de vida tende a melhorar e a renda aumentar. Além disso, para muitas mulheres a independência financeira pode trazer também a liberdade em casos de violência doméstica”, ressalta o presidente.

Serão cursos de embelezamento, bordado, artesanato e reciclagem e as aulas serão ministradas por profissionais contratados por meio da parceria entre a Escola do Legislativo e o Instituto Cuiabano de Educação (ICE). As inscrições para esta primeira edição já foram concluídas, mas caso haja interesse da população, outras edições podem ser promovidas.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24630/visualizar/