Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Terça - 18 de Outubro de 2016 às 08:08
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Jana Pessôa/Setas-MT

O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social Valdiney de Arruda apresentou a Política de Transição Escola Trabalho, que compõe o Programa Emprega Rede, para o senador pelo Distrito Federal Cristovam Buarque (PPS), que está em visita a Cuiabá na segunda-feira (17.10).Durante o encontro, na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine - Matriz), foram apresentadas as potencialidades e os dados consolidados do programa.

O modelo do Emprega Rede é exclusivo de Mato Grosso e busca inserir no mercado de trabalho o público vulnerável, entre eles os jovens, a partir dos 14 anos, que estão em busca do primeiro emprego ou oportunidades de qualificação. O programa também oferece acompanhamento psicossocial, inserção no mercado de trabalho formal e apoio para o empreendedorismo.

Cristovam Buarque elogiou o trabalho realizado com os adolescentes, atrelado a qualificação profissional, e destacou o potencial transformador da ação para o futuro de jovens. O senador contou que é gratificante conhecer boas ideias como a Política de Transição Escola Trabalho do Emprega Rede e vai apresentar o programa em outras regiões, para que sejam reproduzidos. ”Sempre faço isso: divulgo aquilo que eu vejo de bom em algum lugar”, pontuou. “A preocupação com os jovens é fundamental e parabenizo o secretário Valdiney, porque é sobre os jovens que está pesando hoje um problema nacional, o desemprego”, disse Cristovam Buarque.

O Emprega Rede foi lançado em 2015. Foram desenvolvidas várias ações de fortalecimento e melhoria para proporcionar que o jovem diminua o índice de desemprego e demora para ingresso no mercado de trabalho. “O trabalho aconteceu em duas etapas. Primeiro entendemos as dificuldades do jovem em ingressar no mercado de trabalho, quais ações o Estado teria que promover. Permitindo que o jovem continue com a elevação educacional, mas que ele comece a desenvolver as suas aptidões para o trabalho”, explica o secretário Valdiney de Arruda.

Atualmente, são desenvolvidas ações de política afirmativa, como o dia ‘D da Juventude’, que atendeu 2.218 jovens em busca de uma colocação. O atendimento psicossocial, também é feito pela equipe do Emprega Rede. Os psicólogos atendem o jovem, identificam seu perfil, trabalham suas características principais, seu desenvolvimento e também a autoestima.

Outra iniciativa do Programa é o Pré-emprego que já atendeu 1.250 jovens com metodologias aplicadas em uma qualificação de 400 horas.

Reconhecimento

O titular da Setas afirma que a ação já ganhou um olhar especial tanto da Organização Internacional do Trabalho (OIT), quanto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), que em breve estará em Mato Grosso para ajudar a aprimorar, mas principalmente porque eles entendem que esse é o modelo que pode servir de referência, não só para os outros estados do Brasil, mas para alguns países.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24776/visualizar/