Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Eleição
Segunda - 28 de Março de 2016 às 08:37
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


A realização do 2º turno das eleições para a escolha da nova reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) será realizada no dia 5 de abril.

A previsão inicial era de que a votação ocorreria no dia 12, mas por decisão da Comissão de Consulta formada pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos (Sintuf-MT), Associação dos Docentes (Adufmat) e Diretório Central dos Estudantes, a data do pleito eleitoral foi adiantada.

A mudança se deve ao fato do encerramento do calendário acadêmico do Campus de Sinop, marcado para o dia 11 de abril.

Após o 1º turno, em que quatro chapas concorreram, o 2º será disputado pelas chapas encabeçadas pelos professores Myrian Thereza de Moura Serra (Faculdade de Nutrição – Campus de Cuiabá) e Paulo Teixeira de Sousa Júnior (Departamento de Química - Campus de Cuiabá).

Quem vencer irá comandar a UFMT no período de 2017 e 2020. A campanha das duas chapas concorrentes é liberada até às 23h59 do dia 4 de abril.

A eleição é consultiva e o nome do vencedor precisa ser referendado pelo Conselho Eleitoral, para que a posse seja realizada.

Na eleição para reitoria toda a comunidade acadêmica tem direito a voto. A UFMT conta atualmente com aproximadamente 23 mil alunos, 1,7 mil professores e 1,5 mil técnicos administrativos, 26 mil eleitores distribuídos nos cinco campi e 17 pólos de ensino à distância.

A eleição na universidade federal é feita por meio de voto direto. Na contagem dos votos, os docentes têm peso 10,2; técnicos com peso 10,77 e alunos têm peso 1.

1º Turno

A votação em 1º turno foi realizada no dia 16 deste mês. A apuração dos votos apontou que Myrian Serra ficou com 33,93% do total de votos. Já a chapa 2, representada por Paulo Teixeira, alcançou 26,24%.

As chapas 1 e 3 obtiveram 25,60% e 11,90% do total de votos, respectivamente.

 
 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2478/visualizar/