Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Sexta - 21 de Outubro de 2016 às 13:41
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Foto: SECOM-VG
Instituição será um dos principais alicerces para implantação do Parque Tecnológico
Instituição será um dos principais alicerces para implantação do Parque Tecnológico

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos e a atual reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Myrian Serra, estiveram na manhã desta sexta-feira (21), realizando uma visita técnica às obras do Campus da UFMT no Município, em plena execução no bairro Chapéu do Sol. O cronograma prevê a entrega das instalações em julho de 2017.

A Instituição será um dos principais alicerces para implantação do Parque Tecnológico e abre oportunidades às parcerias com a secretaria municipal de Educação, para formação dos recursos humanos em todos os níveis.

Como ratificou a prefeita durante o encontro com a reitora Myrian, a “união de esforços, que já está estabelecida entre o Município e a UFMT, vai proporcionar justiça social e o desenvolvimento de Várzea Grande. A UFMT traz sua credibilidade de ensino, pesquisa e extensão para nossa cidade. Atrai alunos, professores, mestres e doutores de todas as partes do país e até mesmo do exterior, abre um universo de novas demandas e com isso teremos uma nova cadeia de necessidades, de serviços, de consumo e de conhecimento e inovação. Tudo isso será catalisado e disseminado pelo Parque Tecnológico, outra conquista e outro grande avanço capitaneado para Várzea Grande, cujo projeto é do governo do Estado”. Como completou a prefeita, o Chapéu do Sol reunirá em torno do Parque Tecnológico não apenas o Campus da UFMT, como também a Unemat e do IFMT, além de abrir perspectivas para outras universidades, como a PUC.

A visita ao novo Campus realizada hoje, foi a primeira que a reitora Myrian Serra, acompanhada do Pró-Reitor responsável pelo Campus de Várzea Grande, Mauro Lúcio Naves, fizeram de forma oficial a Várzea Grande desde que assumiram o cargo no último dia 13. “A chegada da UFMT a Várzea Grande foi uma grande conquista. Esse polo estará concentrando as faculdades da área de engenharia, o que vai proporcionar uma enorme geração de conhecimento que será aplicado diretamente no desenvolvimento da cidade, especialmente, em novas tecnologias. A UFMT de Várzea Grande tem perfil tecnológico”.

Ao conhecer in loco o projeto que está em plena execução, a comitiva municipal, formada por secretários e técnicos das áreas de Educação e Obras, bem como da Universidade, representado por seus Pró-Reitores e técnicos, percorreram a unidade e conheceram em primeira mão as instalações do restaurante universitário, cujas obras físicas, estão concluídas.

O Campus Várzea Grande concentrará o Instituto de Engenharia em cinco cursos que oferecem 315 vagas anuais por meio do Sistema de Seleção Unificado, as faculdades são: Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia Química e Engenharia de Transportes.

A estrutura do Campus conta com três blocos, que abrigarão 24 salas de aula, com capacidade para 80 alunos cada, laboratórios, sala de professores, área administrativa, biblioteca e o Restaurante Universitário.

Além da UFMT, o bairro Chapéu do Sol vai concentrar também um campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), outro da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Parque Tecnológico, tornam-se o endereço do desenvolvimento científico e tecnológico ao reunir as maiores instituições de ensino e pesquisa do Estado e um complexo que terá condições de colocar em prática o conhecimento criado na academia, além da instalação de empresas e incubadoras nas áreas da pesquisa e do conhecimento.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24868/visualizar/