Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 23 de Março de 2016 às 14:17
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Equipes da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e representantes da Rede Cidadã se reuniram na Seduc. Foram discutidas sugestões para potencializar o atendimento da Rede Cidadã nas escolas e a resolução de questões funcionais.

A Rede Cidadã desenvolve ações preventivas com crianças e adolescentes em situação de risco e oferece atividades a esse público, como medidas para evitar a evasão escolar e reduzir a indisciplina dos estudantes. “Consequentemente, melhora o rendimento em sala de aula”, explicou o gerente estadual da Rede, Tenente Coronel Nivaldo José de Arruda.

O trabalho não surte o efeito esperado se não houver o envolvimento de todos: pais, professores, diretores e coordenadores de escolas e o policial que faz a ronda escolar. Todos, segundo o Ten. Coronel precisam entender a metodologia a ser aplicada e, para isso, precisam passar por treinamento para lidar com as situações inadequadas. E assim coibir que a criminalidade aumente.

“Tem aluno que não sabe ouvir e outro que não quer ouvir, são indisciplinados. E estão sujeitos a evadirem da escola. A Rede Cidadã precisa ampliar o atendimento a essas crianças, mas não consegue fazer a prevenção sozinha”, revelou. 

A maioria dos casos que chegam à Rede Cidadã são de alunos problemáticos e a ideia é reverter isso com a prevenção. Sendo assim, o atendimento intervém nas consequências, quando o problema já está instalado. O trabalho a ser desenvolvido é anteceder o problema.

Família

O fato dos estudantes não receberem reforço do aprendizado em casa também é considerado um agravante para a criminalidade uma vez que ficam mais tempo ociosos. “O reforço representa menos problemas na escola. Quanto mais tempo ocupado, menos pensam em coisas indevidas”, frisou o ten. Cel Nivaldo.

Segundo ele, a prevenção coíbe o aluno e reduz consideravelmente o índice de alunos que se envolvem com crime. “Há casos em que há necessidade de medidas mais duras, onde pais são chamados ao Conselho Tutelar para outras intervenções, mas a grande maioria é resolvida com as atitudes aplicadas com conhecimento”, garantiu ele.

O Rede Cidadã já atuou em escolas de Cuiabá e Várzea Grande, melhorando a disciplina dos estudantes. Agora, estudos vão nortear a ampliação do atendimento em unidades escolares de Cuiabá ainda este semestre.

“Nesse primeiro momento vamos agilizar os encaminhamentos para garantir o funcionamento da equipe, com a regularização dos servidores cedidos. E em seguida, vamos desenvolver um projeto piloto e ver os resultados para que possamos ampliar para outras escolas. Não resta dúvidas que trabalhar a prevenção reflete diretamente na vida escolar, porque evita problemas para professor e toda a classe estudantil”, pontuou a coordenadora de Projetos Educativos da Seduc, Mariana Máximo.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2504/visualizar/