Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sábado - 29 de Outubro de 2016 às 11:53
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Chico Valdiner/GCOM-MT

O prazo para que os gestores dos centros de referência preencham o Censo Suas 2016 termina na próxima sexta-feira (04.11). Para auxiliar o preenchimento e finalização do processo, técnicos da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) mantém contato diário com as unidades, já que os dados coletados serão a base para a oferta dos serviços de assistência social prestados no próximo ano.

O Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e tem o objetivo de levantar informações sobre como estão os padrões dos serviços, programas e projetos realizados nas unidades públicas de assistência social. Até o final do mês de outubro menos da metade das unidades concluíram o cadastro.

Apenas 88 dos 177 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) finalizaram o Censo. Conforme a secretária-adjunta de Assistência Social, Marilê Ferreira, dos 43 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), 21 enviaram as informações. Já em relação aos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), apenas um completou o Censo Suas 2016.

Preenchimento do questionário eletrônico

Além do prazo apertado, a Setas-MT alerta que entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro não haverá expediente nos órgãos do serviço público estadual, em consonância com o Decreto que transfere o feriado dessa sexta-feira (28.10) para a segunda-feira 31 e ponto facultativo no dia 1º de novembro.

A orientação para que o preenchimento e envio do questionário seja realizado o mais breve possível, também acontece para evitar eventuais dificuldades no sistema do MDSA, como congestionamento e queda de sistema por conta da procura extensiva nos últimos dias.

Por isso, a superintendente da Suas na Setas, Maísa Souza Persona, reforço o passo a passo para preencher o questionário eletrônico do Censo Suas 2016. Ela orienta ainda que os responsáveis devem utilizar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas e os questionários sejam preenchidos em papel antes do preenchimento no sistema eletrônico.

Dessa maneira, assegura-se que no momento de inserir os dados todas as informações necessárias já tenham sido coletadas e validadas pelos responsáveis.

“O Ministério recebe as informações do Censo Suas exclusivamente pelo sistema eletrônico. O questionário em papel, assinado pelo agente público responsável pelas informações prestadas, deverá ser arquivado pelo município pelo prazo de cinco anos”, destaca a superintendente.

Além disso, é importante que, após a digitação do questionário no sistema, o responsável imprima o documento gerado em PDF pelo sistema do Censo Suas. Os valores contidos no arquivo são a garantia de que as informações prestadas foram corretamente gravadas na base de dados. Ainda é preciso conferir cuidadosamente os dados do PDF gerado a partir das respostas de cada gestor, pois não serão aceitas reclamações de municípios que não possuam o documento gerado pelo sistema.

Em caso de dúvida no preenchimento do Censo Suas 2016, é possível contatar a Setas pelos e-mails vigilanciasocial@mds.gov.br, suaweb@setas.mt.gov.br, ou pelos telefones (65) 3613 5727/ 3613 5785/ 3613 5794.

Confira aqui o calendário do Censo Suas

SUAS

O Sistema Único de Assistência Social, que é descentralizado e participativo, tem como função a gestão do conteúdo específico da Assistência Social no campo da proteção social brasileira, que é dividida em dois tipos.

A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram os direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25093/visualizar/