Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Sábado - 29 de Outubro de 2016 às 12:21
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

Já estão abertas as inscrições para a 4ª Maratona de Negócios Criativos, que acontece entre os dias 08 e 11 de novembro, no Centro de Eventos Pantanal. As oficinas estão inseridas no seminário Cidades criativas, inteligentes e humanas, entre os dias 07 a 11 de novembro, que será aberto com uma palestra do colombiano Jorge Melguizo, um dos principais responsáveis pela transformação da cidade de Medellin, na Colômbia, em um sinônimo de mudança urbana, cultural, educativa e social. Inscrições gratuitas e informações no site do MT Criativo.

As Maratonas são um subprojeto do programa MT Criativo, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso voltada ao incentivo, fomento e fortalecimento da economia criativa do estado. O programa envolve diversos órgãos institucionais, entre eles cinco secretarias de Estado que atuam juntas na consolidação de um segmento importante para a economia como um todo.

Uma das oficinas é "Criando e validando soluções para cidades criativas" (08 e 09/11), com Fabio Seixas, sócio-fundador de O Panda Criativo, plataforma voltada à promoção e gestão de iniciativas que usam a criatividade como ferramenta para transformar a sociedade.

Neste mesmo período acontece a oficina Arte urbana e cidades criativas, com Artur Scartazzini. Entre os tópicos abordados estão intervenções urbanas, arte nas ruas, cidadania e comunicação para o impacto social, entre outros.

Artur Scartazzini iniciou a carreira como desenvolvedor web e conheceu a propaganda, onde trabalhou como criativo de planejamento por oito anos até se tornar sócio da Shoot the Shit, um estúdio criativo de comunicação focado em projetos que geram impacto social positivo. Hoje Scartazinni atua com planejamento estratégico e executivo de relacionamento com marcas.

Entre os dias 10 e 11 acontece a oficina Economia Compartilhada, com Herman Bessler. A economia compartilhada, ou sharing economy, vem ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas. A prática de dividir o uso ou a compra de serviços, facilitada principalmente por aplicativos que possibilitam uma maior interação entre as pessoas, favorece as trocas, que não são necessariamente financeiras, mas com ganhos mútuos. Nesta oficina serão trabalhados os conceitos básicos desse tipo de economia.

Herman Bessler é fundador do coworking Templo e Malha, uma rede de empreendedores criativos e inovadores que abriga mais de 200 residentes de 60 empresas, compartilhando espaços, serviços e benefícios.

Também entre os dias 10 e 11 será oferecida a oficina Fotojornalismo – Contando a história da cidade, com Frederico Tury Ferrite, um dos maiores fotojornalistas do país, especialista em portraits. Revista Exame, Trip, Terra e Próxima Viagem estão entre os veículos para os quais trabalhou. Atualmente, além da fotografia, está associado à Visto Filmes, onde colabora como diretor de filmes e documentários.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25098/visualizar/