Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
INCLUSÃO DIGITAL
Sábado - 05 de Novembro de 2016 às 20:46
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

Nos dias (04, 05 e 06.11), será realizada a primeira maratona de programação de Mato Grosso, o GovHackMT. O evento reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento para uma intensa jornada de criação de softwares e hardwares em 54 horas, sem parar.

A proposta é que os participantes desenvolvam soluções práticas para resolver problemas comuns da população nas áreas da saúde, educação e segurança pública. A ideia é que também entre para o desafio propor soluções digitais que reforcem a comunicação do Executivo Estadual com a sociedade, incentivando a criação de novos canais de conexão entre o cidadão mato-grossense e a máquina pública.

O primeiro hackathon do Estado (hack + marathon = maratona hacker) é idealizado pela comunidade de Desenvolvedores de Mato Grosso (DevMT), com o apoio do Governo, por meio do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan-MT) e da Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), unidade vinculada à pasta de planejamento.

De acordo com os idealizadores do evento, a prática de promover hackathons resulta de um processo que surgiu nos Estados Unidos e se popularizou pelo mundo e na realidade de grandes empresas, até chegar ao Governo de Mato Grosso. Vale lembrar que o termo hacker refere-se àquelas pessoas que são capazes de desmantelar e transformar uma tarefa complexa, diferente dos que cometem crimes informáticos.

“Hackathon é hoje uma ferramenta usada por grandes empresas em que você deixa o cidadão propor soluções. O Governo de Mato Grosso está sendo pioneiro ao aplicar o conceito ‘open data’ [dados abertos], respeitando a confidencialidade das informações, e disponibilizá-lo à sociedade para que pensem qual solução atende melhor as suas demandas”, avalia o assessor da Seplan, Flavio Gomes.

Conforme o representante do DevMT, Gabriel Pedro , a ação do Governo em apoiar a realização de eventos como esse “traz para perto as comunidades locais”. Segundo ele, além de impactar internamente o Executivo, proporcionando uma visão ampla e sob vários pontos de vista para problemas comuns, a realização do GovHackMT promoverá mais uma vez o fortalecimento do ecossistema regional de inovação. A comunidade de desenvolvedores de Mato Grosso conta com 400 integrantes inscritos de diferentes municípios do estado.

Os interessados em participar do GovHackMT devem se inscrever no site www.govhack.com.br. Para outras informações, acesse o regulamento e as regras do evento.

Serviço:

O que: GovHackMT (1ª Maratona hacker de Mato Grosso)

Quando: 04, 05 e 06 de novembro

Onde: Goiabeiras Shopping





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25263/visualizar/