Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TURISMO
Quarta - 09 de Novembro de 2016 às 21:07
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

O Memorial Rondon, localizado no Distrito de Mimoso, município de Santo Antônio de Leverger, estará aberto ao público a partir desta quinta-feira (10.11). O espaço ficou fechado por uma semana após a finalização da exposição "Paisagens de Rondon", que conta por meio de fotografias o histórico do trabalho do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, nascido na localidade. O Memorial Rondon ficará aberto de terça a domingo, das 09h às 17h, com visitação gratuita.

De acordo com o adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro, o espaço está sendo readequado para receber visitações. Para dar continuidade ao funcionamento, a Sedec firmou uma parceria com a Associação dos Moradores de Mimoso, que ficará responsável pela mão de obra local para cuidar da vigilância e limpeza pelos próximos 30 dias.

“Esperamos fazer a renovação do contrato da empresa responsável pela gestão do Memorial, desta vez com maior período de atuação de 120 dias, inclusive com a volta da exposição fotográfica sobre Rondon que estava em cartaz”, esclarece Nigro.

Desde a inauguração do espaço, no final do mês de agosto, o Memorial já contabilizou mais de cinco mil visitantes cadastrados, demonstrando que o empreendimento trouxe mais visibilidade ao distrito.

“Todos aqui estão muito orgulhosos desta obra feita pelo governador Pedro Taques. Inclusive, também fez melhorias na nossa escola. Os estudantes estão motivados e as visitas não param de crescer, pois as pessoas querem ver de perto a estrutura arquitetônica tão grandiosa para os padrões da Cidade”, declara o diretor da Escola Estadual Santa Claudina, Luiz Gonçalves Filho.

Memorial

Idealizado pelos arquitetos José Afonso Botura Portocarrero e coautoria de Paulo Molina, o Memorial Rondon tem três mil metros quadrados de construção. A obra está localizada em meio à vegetação pantaneira, no distrito de Mimoso, e possui o formato de aldeia indígena. Paralisado por mais de 10 anos, o projeto foi retomado pela atual gestão estadual e foi concluída em homenagem aos 150 anos de nascimento do mato-grossense marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

Prodestur

A obra do Memorial Rondon faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur), gerido pela Sedec, que realizou convênio com a Secid para execução do projeto. Está orçada em R$ 2,9 milhões, cujos recursos são de uma linha específica do BNDES voltada para o turismo.

O Prodestur faz parte de um programa estratégico da cadeia produtiva do turismo voltado a investimentos em infraestrutura turística. Seu principal foco é o desenvolvimento com a geração de emprego e renda na cadeia do turismo. Criado pela Sedec, o Pró-Turismo consiste em três pilares: Prodestur (obras de infraestrutura), Corredor do Ecoturismo (divulgação e promoção de pontos turísticos e atração de investimentos para o setor) e treinamento e qualificação para empresários e trabalhadores do trade turístico.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25379/visualizar/