Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Eleição
Sexta - 11 de Novembro de 2016 às 07:18
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT

O governador Pedro Taques recebeu, na quinta-feira (10.11), os três candidatos da lista tríplice da qual será escolhido o novo defensor-geral de Mato Grosso. A eleição será nesta sexta-feira (11.11) e o governador é o responsável pela escolha final.

Na companhia do secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Márcio Dorileo, o primeiro a ser recebido foi o candidato Nelson Gonçalves Júnior, que tem como objetivo tornar ainda mais eficaz os serviços oferecidos ao cidadão.

“Defendo que nós devemos cultivar uma instituição democraticamente estabelecida dentro do seu aspecto da inovação, planejamento e controle que supere as expectativas da sociedade e estabeleça de forma eficaz um serviço público de relevância para a sociedade mato-grossense”, pontuou.

O candidato é formado pela Faculdade de Direito de Presidente Prudente (SP), pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estadual de Londrina, pós-graduado em Direito Constitucional pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso, bacharelando do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além de ser defensor público do Estado atuante desde 2007.

Já a candidata Maria Luziane Ribeiro defende “uma nova defensoria” a partir de três aspectos principais: democrática, eficiente e unida. Inclusive, uma das dificuldades enfrentadas pelos defensores é contemplada em seu projeto de gestão, por meio da união dos defensores.

“Temos defensores com atuação em excelência nas diversas comarcas, mas em contrapartida acabamos não nos comunicando e ficamos sem saber a experiência que os colegas têm nessas localidades. Então, os focos principais do nosso trabalho nessa gestão seriam essa Defensoria Pública democrática, eficiente e unida”, destacou.

O último candidato a ser recebido pelo governador foi Silvio Jeferson Santana, defensor público de Mato Grosso desde 1999, atuou como subdefensor em três gestões (2009-2010, 2013-2014, 2015-2016), além de conselheiro na gestão 2011-2012. Agora, como candidato ao cargo de defensor-geral, Sivio pretende fazer uma gestão democrática, alinhada com a proposta do Governo do Estado.

“A Defensoria voltou a ser respeitada após de um período de crise institucional, conquistando o respeito do Poder Judiciário, do Poder Executivo, do Ministério Público. Agora, a Defensoria só tem a crescer”, completou o candidato.

O governador frisou a importância de conhecer cada um dos candidatos, tendo em vista os serviços que a Defensoria presta ao cidadão mato-grossense. "É por zelar pela Defensoria Pública de Mato Grosso como um bem da sociedade que precisamos conhecer, entrevistar e analisar cada um dos candidatos. Nossa escolha será feita pensando no melhor para aqueles que buscam os serviços de um defensor público, assim como aos servidores deste órgão, que desempenham um papel fundamental", destacou Taques.

Eleição

O pleito para escolha do novo Defensor-Geral e Conselheiros para o próximo biênio (2017 – 2019) acontece será nesta sexta-feira (11.11) das 13h às 17h30, na sede administrativa da Defensoria, em Cuiabá.

Pelo menos 187 defensores do Estado estão aptos a votar, contudo a decisão final é do governador Pedro Taques. A escolha deve ser feita até 10 dias após a votação e a posse será no dia 1º de janeiro de 2017.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25417/visualizar/