Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Quarta - 16 de Novembro de 2016 às 14:58
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

Com objetivo de orientar os agricultores quanto às práticas de manejo sustentável da propriedade, será realizado no dia 25 de novembro, no município de Cláudia (620 km ao Norte de Cuiabá), o Primeiro Dia de Campo da Unidade de Referência Tecnológica (URT) em Olericultura. O tema é a “produção agroecológica de hortaliças”. O evento é realizado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e ocorrerá no Sítio Dois Corações, do produtor rural Edimilson Marinho da Silva.

O engenheiro agrônomo da Empaer, Rogério Leschewitz fala que o produtor Edimilson está cultivando hortaliças e frutas no Sistema Saf’s sem a utilização de pesticidas e adubos químicos. Em uma área de um hectare, o produtor e a família cultivam várias espécies, tais como: abóbora, beterraba, pimentão, tomate, pepino, melão, melancia, quiabo, couve, abobrinha, cheiro verde, alface, rúcula e folhosas em geral.

Durante a visita técnica, os participantes percorrerão cinco estações. O zootecnista da Secretaria do Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável, João Batista dos Santos Junior mostrará o manejo agroecológico do solo. O pesquisador da Embrapa, Rafael Major Pitta abordará sobre os inimigos naturais e plantas companheiras.

O engenheiro agrônomo da Unemat, Santino Seabra Júnior fala sobre manejo agroecológico de hortaliças e folhosas. Na quarta estação, a pesquisadora da Embrapa, Fabiana de Abreu Rezende, destaca sobre a compostagem e biocarvão. Na última estação, o engenheiro da Empaer, Rogério esclarece sobre o Projeto Raízes.

Leschewitz explica que será destacado o equilíbrio produtivo e ecológico do sistema agrícola, pois estão implantando espécies frutíferas e arbóreas nativas, em conjunto com o sistema olerícola já realizado no local, com a finalidade de um melhor aproveitamento da área. O município possui em torno de 62 propriedades que trabalham com a atividade de horticultura. A produção de frutas é basicamente voltada à venda in natura e extração de polpa para suco.

O Dia de Campo é direcionado para agricultores familiares, estudantes e interessados no cultivo orgânico. O evento começa às 7h30 e tem encerramento previsto para às 12 horas. Mais informações com o escritório da Empaer, no município de Cláudia, Fone (66) 3546 2441.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25524/visualizar/