Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 16 de Novembro de 2016 às 17:22
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

O Governo do Estado tem qualificado seu quadro de servidores para ampliar a captação de recursos federais por meio de convênios. Nesta semana, 20 técnicos que atuam na produção e execução de projetos estão sendo capacitados pela Secretaria de Planejamento de Mato Grosso.

Trata-se do curso Gestão de Convênios e Operacionalização do Sistema Siconv, com objetivo de aprimorar a elaboração de projetos em formato compatível com o sistema federal de gestão de convênios. A capacitação é realizada em parceira com a RedeSiconv.

Ao todo, serão capacitados 40 servidores em duas turmas. Durante as aulas, serão detalhados os procedimentos que os servidores devem observar ao elaborar as propostas. Essas informações também impactarão diretamente na execução do projeto, e também na prestação de contas.

"São recursos que chegam carimbados para sua atividade fim. Quando apresentamos um projeto no Governo Federal, e este é aprovado, temos que seguir uma cartilha técnica rigorosa para conseguirmos executar o objeto contratado, e ao final, executar a prestação de contas", pontuou o secretário de Planejamento do Estado, Gustavo de Oliveira.

Ele destacou que o Governo acredita no sucesso da captação de recursos via convênios. "Mato Grosso precisa investir em sua infraestrutura, melhorar seus indicadores de saúde, educação e segurança. Para isso, precisamos de recursos públicos", disse.

"O atual modelo federativo brasileiro concentra a maior parte deste dinheiro arrecadado na União e acreditamos que os convênios são uma oportunidade de captar parte destes recursos. Este curso que a Seplan está realizando busca garantir que os órgãos estaduais estejam preparados quando o Governo Federal disponibilize oportunidades para assinarmos convênios", acrescenta.

O curso é ministrado pelos multiplicadores da #RedeSiconv no Estado. Esses multiplicadores são servidores da Seplan, da Secretaria de Fazenda, e Secretaria de Cultura. Ele está dividido em três módulos. Nesta primeira fase, os alunos estão debatendo a produção de projetos e o devido cadastramento no Siconv. A segunda fase deve detalhar a execução do convênio, e a última a prestação de contas. As aulas estão sendo realizadas na Escola de Governo.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25529/visualizar/