Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 17 de Novembro de 2016 às 07:46
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

Das 36 Unidades Setoriais de Controle Interno (Unisecis) distribuídas nos órgãos estaduais, 78% receberam o Workshop de Fiscalização de Contratos Administrativos, realizado pela Controladoria Geral do Estado (CGE-MT). Iniciada em agosto de 2016, a “maratona” de treinamento para fiscais de contratos já beneficiou cerca de 1 mil servidores do Estado, todos profissionais envolvidos na execução de contratos.

Fiscalizar a execução de um contrato impacta diretamente na qualidade do serviço entregue ao cidadão, pois o fiscal tem a função de verificar e cobrar o cumprimento do que foi pactuado entre Estado e fornecedor. “A partir do momento que a administração pública fiscaliza e cobra a entrega correta de um produto ou serviço quem ganha é o cidadão. Por isso a necessidade de capacitar esses servidores”, destacou a auditora da CGE Sônia Lopes, que ministra o workshop.

Legislação, jurisprudência, gestão, riscos e fiscalização são alguns assuntos abordados no workshop. A primeira etapa de capacitação, com carga de 20 horas/aula, foi realizada por meio da Escola de Governo e aberta aos fiscais de todos os órgãos estaduais. Já na segunda etapa, a CGE disponibilizou um auditor para realizar o treinamento diretamente nas unidades setoriais com um workshop de seis horas/aula.

Segundo Sônia Lopes, a realização da segunda fase nas unidades teve como objetivo garantir a máxima participação dos servidores e também permitir que eles se sentissem a vontade para tirar as dúvidas e apresentar demandas específicas de suas unidades.

A próxima unidade a receber o treinamento, no dia 06 de dezembro, é a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), de Cáceres, onde serão capacitados 90 fiscais de contratos. As unidades que não passaram pelo treinamento este ano, oito no total, vão recebê-lo no próximo ano, quando também devem acontecer outros treinamentos elaborados com base nas demandas apresentadas no decorrer dos workshops sobre fiscalização de contratos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25537/visualizar/