Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
RIBEIRINHO CIDADÃO
Quinta - 17 de Novembro de 2016 às 08:14
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

O Governo de Mato Grosso, o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública articulam parceria para realizar uma edição conjunta da Caravana da Transformação e do projeto Ribeirinho Cidadão em 2017, na região Sul do Estado.

A ideia foi discutida na tarde de quarta-feira (16) em reunião na Casa Civil entre o secretário Paulo Taques, o secretário de Governo, José Arlindo, o juiz José Antônio Bezerra Filho, coordenador do projeto Ribeirinho Cidadão, o defensor público Air Praeiro e os prefeitos das cidades de Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé.

Defensor da parceria, o secretário Paulo Taques avalia que o poder público precisa cada vez mais se esforçar para chegar a todos os cidadãos.

“Os dois projetos são iniciativas admiráveis no sentido de se adotar medidas práticas para melhorar de imediato a vida das pessoas. Não importa se isso vai ocorrer nos grandes centros urbanos, se na nossa região Norte com a Floresta Amazônica, se no nosso Cerrado ou com os ribeirinhos do Pantanal. Queremos e precisamos atingir a todos, não importando os obstáculos que encontremos”, avaliou.

O defensor público Air Praeiro afirmou que o governo tem se destacado de forma única com a realização da caravana. “A visão social deste governo suplantou outros que aí estiveram”, elogiou.

De carro e de barco

Idealizada pelo Governo, a Caravana da Transformação acaba de concluir sua terceira edição. Ao todo, já foram realizadas 14 mil consultas médicas e mais de 5 mil cirurgias oftalmológicas. A caravana também leva atendimento odontológico, educativo e social para as populações atendidas.

Quem participa pode emitir documentos pessoais (RG, CPF, certidões de nascimento) e outros como carteira de trabalho e carteira de pescador. Também são oferecidos minicursos, oficinas de qualificação profissional e palestras educativas.

Já o projeto Ribeirinho Cidadão caminha para a décima edição, prevista para fevereiro do ano que vem. Como o próprio nome explica, o foco é atender as comunidades que vivem às margens do Rio Cuiabá.

Para isso, o projeto tem o apoio da Marinha do Brasil, que disponibiliza um navio de assistência hospitalar. A população também tem acesso a atendimento jurídico como realização de casamentos, divórcios, solicitação de pensão alimentícia e solicitação de aposentadoria. A última edição envolveu 70 profissionais que realizaram mais de 11 mil atendimentos em 46 comunidades.

Logística é desafio

Coordenador da Caravana da Transformação, o secretário José Arlindo afirmou que é um admirador do Ribeirinho Cidadão e lembrou que o governo já é apoiador financeiro do projeto. Agora, a ideia é trabalhar unidos em campo.

O desafio será adequar as duas iniciativas na mesma logística. “O Ribeirinho Cidadão desce o rio em busca do paciente. Já a Caravana da Transformação centra posição num município pólo e atrai os municípios ao redor com atendimento”, explicou.

Demanda reprimida

Para o juiz José Antônio Bezerra Filho, a parceria possibilitará a redução da demanda reprimida no Pantanal, principalmente em serviços de saúde. “Precisamos atender crianças, jovens, adultos e idosos. Mas acabamos dando prioridade aos idosos. Quanto mais profissionais somarem-se a esses esforços, mais a população será beneficiada.”

O prefeito eleito de Juscimeira, Moisés Santos, afirma que há uma carência muito grande na região. “Existem muitas pessoas esperando por esse sonho de fazer uma cirurgia.”





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25543/visualizar/