Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quinta - 17 de Novembro de 2016 às 08:24
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação
Ao todo, foram cerca de 540 competidores, de 9 a 16 anos, que apresentaram projetos de pesquisa com soluções inovadoras.
Ao todo, foram cerca de 540 competidores, de 9 a 16 anos, que apresentaram projetos de pesquisa com soluções inovadoras.

Alunos da Escola Estadual José Leite de Moraes, do Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, participaram do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL), que ocorreu durante a Olimpíada do Conhecimento 2016 –, realizada entre os dias 10 e 14 de novembro, em Brasília (DF). A mostra, maior competição de educação profissional das Américas, reuniu 54 equipes convidadas para que, com robôs construídos e programados pelos jovens, cumprissem missões e solucionassem problemas do dia a dia.

Ao todo, foram cerca de 540 competidores, de 9 a 16 anos, que apresentaram projetos de pesquisa com soluções inovadoras relacionadas ao tema Animal Allies (animais aliados). A ideia é mostrar como a relação entre homens e animais pode ser produtiva ou ameaçadora. É o caso, por exemplo, de um desmatamento realizado em uma reserva ambiental. Sobre a mesa de competição, os robôs de Lego precisaram realizar tarefas como resgatar animais de áreas alagadas.

Também foram avaliados quesitos como entrosamento e trabalho em equipe, entre outros. A equipe de Mato Grosso, que ganhou o nome de Atena, foi composta pelos estudantes Luan Pizati, Bruce Haley Camacho, Bruna Milet, Ian Cruz, Lucas da Silva, Maria Fernanda Silva, Marcos Camaru Toledo e Vitor Gabriel Nunes. Eles foram acompanhados da diretora da escola, Vilma Ribeiro Nascimento, e pelo professor Jarbas Santiago, idealizador do projeto de robótica da unidade escolar.

A diretora Vilma Ribeiro Nascimento explica que os jovens apresentaram dois robôs, construídos por eles, e que desenvolveram um bom trabalho na competição. “Eles mostraram que sabem trabalhar em equipe e respeitar uns aos outros em qualquer ambiente, seja na família, na escola ou na sociedade. E esse era um dos requisitos”, destaca.

A gestora frisa que o objetivo do torneio foi desenvolver nos alunos as competências e as habilidades nos campos da ciências e tecnologia utilizando contextos do mundo real. “Foram quatro dias de muitas emoções, conhecimentos adquiridos, troca de experiências, oportunidades e inovação no campo da educação, ou seja, da aprendizagem de forma emocionante e criativa”, assegura Vilma, destacando que os alunos se divertiram, aprenderam, socializaram e trocaram experiências inovadoras, que acredita, ficará guardado na memória de todos.

O professor Jarbas Santiago conta que a EE José Leite de Moraes já trabalha com o projeto da robótica desde o ano de 2015, e que está inserido nosso Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. “O evento desperta o interesse das crianças e adolescentes para as carreiras de engenharia e tecnologia de forma desafiadora, inteligente e divertida, é representa uma grande oportunidade de aprendizado”, afirma.

A competição

O Torneio de Robótica é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar.

A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia. Por meio de uma experiência criativa, os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs autônomos com a tecnologia LEGO para cumprir as missões da mesa de competições em 2'30".





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25545/visualizar/