Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 21 de Março de 2016 às 15:09
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


O curso de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Agentes do Projeto Operação Lei Seca Mato Grosso de Cuiabá e Várzea Grande começou nesta segunda-feira (21.03), no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). O curso tem como objetivo desenvolver o trabalho preventivo de combate a alcoolemia no trânsito com ações educativas e de fiscalização.

De acordo com o Gerente de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, José Eudes Malhado, a meta para 2016 é intensificar as ações preventivas do Projeto em Mato Grosso com o objetivo de reduzir os altos índices de acidentes de trânsito envolvendo o consumo de bebidas alcoólicas.

“Temos uma meta de ampliação das ações preventivas da Lei Seca em Mato Grosso, mas, antes de expandirmos as atividades do Projeto integrado, buscaremos a capacitação e aperfeiçoamento dos órgãos e instituições que atuam conjuntamente no Projeto Operação Lei Seca para que as atividades sejam implementadas de forma organizada, integrada e participativa permitindo que a interação das instituições obtenham êxito no objetivo maior que é o de salvar vidas”, explicou o Gerente.

José Eudes informa que em março serão capacitados os agentes das cidades de Cuiabá e Várzea Grande, e a partir do mês de abril o curso será expandido para outras localidades no interior do Estado.

O delegado da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), Jeferson Dias, enfatizou que está no Projeto Operação Lei Seca há um ano e tem a oportunidade de criar a cultura do bem, uma nova visão sobre o trânsito. “Há 20 anos colocar o cinto de segurança era uma briga, hoje você entra no carro e o cinto de segurança é a primeira coisa que você coloca. Nesses três dias seremos capacitados para trabalhar no melhor projeto que já trabalhei com a proposta de mudar a cultura no trânsito”, disse.

O Presidente do Detran-MT, Rogers Jarbas, esclareceu que o que move o projeto não é a repressão, mas a implementação de ações educativas, e que a fiscalização, além de ser um excelente mecanismo de prevenção, promove sensação de segurança, tornando o Estado presente.

“O objetivo principal da Operação Lei Seca é a educação. Mesmo durante as ações repressivas, o foco continua sendo a educação. A fiscalização é a consequência de uma ação educativa inicial que não obteve êxito. Os agentes da Operação Lei Seca personificam o Estado, fazendo-o presente, e isso interfere não apenas na segurança viária, mas em toda ordem social”, finalizou.

Informações adicionais podem ser obtidas na Escola Pública de Trânsito, por meio dos telefones 65 3615 4703 / 4661 ou e-mail coord.ept@detran.mt.gov.br. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2581/visualizar/