Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 02 de Dezembro de 2016 às 09:07
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT

A segunda edição do Startup Weekend Cuiabá, com o tema Smart Cities, chegou ao fim com nove startups criadas. O projeto vencedor foi desenvolvido pela equipe MapRisk, que apresentou como proposta um aplicativo de mapeamento de riscos e violência na cidade. A ferramenta gera informações estratégicas que auxiliam o poder-público na tomada de decisão. O evento foi realizado na Arena Pantanal entre os dias 25 e 27 de novembro.

O startup 'Pedaço de Chão' conquistou a segunda colocação no evento. Ele propõe intervenções urbanas que atacam o problema dos terrenos baldios e os transformam em hortas coletivas. Outro aplicativo destaque foi o INtegracity, que apresenta uma possibilidade de atualização das bases cadastrais de endereços urbanos.

“O Governo do Estado atua como catalisador nestes eventos, unindo os setores de inovação e tecnologia de Mato Grosso. Colocar esta rede de profissionais para pensar os problemas das cidades proporciona novos olhares aos gestores públicos. A solução para este momento de crise onde será necessário fazer mais com menos recursos pode encontrar um bom caminho nestes eventos”, destacou o secretário de Estado de Planejamento, Gustavo de Oliveira.

Durante a imersão de 54 horas para produção das startups, os participantes foram auxiliados por mentores com experiência em diversas áreas. O Startup Weekend Cuiabá é considerado um dos maiores eventos do Centro Oeste nesta área de educação empreendedora. Cerca de 100 pessoas, entre programadores, designers e empreendedores participaram desta edição que teve a multinacional da tecnologia Google como um de seus idealizadores. Além de participantes de Cuiabá, representantes de Sinop, Barra do Bugres, e Rondonópolis, apresentaram seus projetos.

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), atua como catalisador de iniciativas que colaboram para o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Estado. Mais informações sobre as nove startups criadas estão disponíveis no site: https://www.f6s.com/swcuiaba .





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25953/visualizar/