Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sexta - 02 de Dezembro de 2016 às 09:26
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Foto: SECOM-VG

Transformar adolescentes e jovens em multiplicadores de saberes e proporcionar conhecimento técnico é o propósito do programa ‘Juventude Ativa’ da prefeitura municipal de Várzea Grande. No programa os jovens são estimulados a desenvolver potencialidades que influenciam na qualidade de sua vida e convívio familiar. São ofertados cursos técnicos no contraturno escolar. O objetivo geral é melhorar sua qualidade de aprendizado e a ampliação na cobertura de atendimento a esse público e ainda dar maior equidade social. A secretaria Municipal de Assistência Social desenvolve esta nova política pública voltada aos jovens e adolescentes que vivem as margens da vulnerabilidade social.

O encerramento da etapa 2016 do projeto contou com diversas apresentações culturais das oficinas e com a exposição dos artesanatos confeccionados pelos integrantes do projeto. A Ação ocorreu na tarde de (01) dezembro, no Salão Paroquial da Igreja Católica São Sebastião e reuniu 20 grupos de jovens que são assistidos em suas comunidades.

A ação faz parte do encerramento das atividades e serve como troca de experiências e mostra do aprendizado nas oficinas de dança, música, teatro, informática e instrumentos musicais com materiais reciclados. “Muitos jovens agarraram esta oportunidade e já despontam no mercado de trabalho com o conhecimento técnico adquirido nas oficinas. As oficinas também fomentam a vocação profissional, além de boas práticas de direitos/deveres e cidadania. São cerca de 500 jovens com novas perspectivas de vida com a direção do projeto ‘Juventude Ativa”, destaca a coordenadora de Atenção Básica, Vanessa Navarro.

Para a secretária de Assistência Social, Kathe Maria Martins, esse contingente de jovens são inseridos numa visão de futuro promissor como protagonista de sua própria história. Os cursos técnicos abrem sua visão de mercado, e buscam maior nível de escolaridade, movidos pelas novas experiências produtivas. “A nossa intenção é de atender estes jovens e adolescentes e instruí-los sobre a importância de se concluir tanto o ensino fundamental quanto o de entrar para uma faculdade e se tornar um grande profissional.

Dar atenção, trazer junto ao Poder Público e desenvolver projetos de inclusão é uma de nossas metas. O ‘Juventude Ativa’ cumpre sua função social. Nesta mostra deram a clara demonstração de que estão engajados e que estão evoluindo dentro de suas próprias capacidades. Nós damos o pontapé inicial em mostrar um novo universo do conhecimento agregado ao mercado de trabalho. São cursos que abrem o horizonte desses jovens”, pontua a secretária.

O estudante Kaik da Silva Pereira, do bairro Asa Bela, participante da oficina de teatro disse que no projeto aprendeu a socializar com outras crianças e adolescentes e ainda a encenar em peças teatrais. “O teatro ser tornou uma atividade essencial para meu bem estar. Perdi minha timidez e estou mais extrovertido. Minha família diz que mudei muito depois que comecei a participar do projeto”.

Uma das formas mais agradáveis de arte e cultura é a música. Capaz de envolver diversas pessoas, seja tocando, cantando ou apenas apreciando as apresentações. No Projeto ‘Juventude Ativa’, a música é cada vez mais utilizada para unir adolescentes das várias comunidades com em harmonia e sintonia com a música.

“Eu me dedico nas aulas de música, e hoje estou ansiosa na nossa apresentação ao público. Gosto muito de tocar violão. Peguei os primeiros acordes do violão com meu orientador social e em casa também treino bastante. Estou muito feliz em estar neste projeto que mudou minha rotina e estilo de vida”, afirma Geovane Maria da Cruz, 14 anos, do bairro São Simão, da oficina de música.

O projeto é acompanhado por um orientador social em cada grupo juntamente com um facilitador de oficina. O trabalho é um fortalecimento familiar, prevenindo a segregação de adolescentes e jovens, assegurando o direito a convivência familiar e comunitária, fortalecendo o respeito, solidariedade, oportunizando acesso as informações sobre direitos e sobre participação cidadã estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos jovens. ‘Juventude Ativa’ é desenvolvido no município desde 03 de novembro de 2015.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25957/visualizar/