Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 21 de Março de 2016 às 09:42
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


A Prefeitura de Cuiabá encerrou o projeto Qualificar Cuiabá, oferecido no ano de 2015, com aproximadamente 5 mil alunos certificados. A entrega dos últimos 600 certificados está sendo realizada durante todo o sábado (19) nas várias unidades de ensino onde os 14 cursos do projeto foram oferecidos.

A primeira turma diplomada foi do curso de informática básica, oferecido na Escola Estadual Francisval de Brito, no bairro Coophamil.

Durante a cerimônia de entrega dos 30 certificados, o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Alex Jony, destacou a importância do projeto para a redução do desemprego, principalmente neste período de crise, em que a falta de mão-de-obra qualificada tem sido um grande empecilho para quem está fora do mercado de trabalho.

“O projeto é muito positivo e proveitoso, especialmente neste momento que o país está passando. E a Prefeitura de Cuiabá vem fazendo o seu papel, buscando qualificar o cidadão que procura o apoio do município para entrar no mercado de trabalho, ou mesmo para se manter nele. Vimos as mudanças na vida dessas pessoas e, com muito sucesso, estamos encerrando esse projeto 2015”, comemorou.

O Qualificar Cuiabá ofereceu 100% dos cursos gratuitos nas áreas de Inglês, Espanhol, Informática, Atendimento ao Público, Dicção e Oratória, Técnicas de Atendimento ao Turista, Recursos Humanos, Gestão em Finanças, Serviços em Hotelaria, Gestão Pública, Gestão em Empreendedorismo, Secretariado, Auxiliar Corretor de Imóveis e Zeladoria Condominial.

Os cursos duraram, em média, dois meses, com aulas práticas e teóricas, e os alunos tiveram acesso a todo material utilizado.  Agora, os alunos certificados terão o currículo cadastrado no banco de dados do Sine Municipal. Tudo para tentar reduzir a distância entre cidadão, empreendedor e empresário e, assim, abrir as portas do mercado de trabalho.

“O projeto sempre foi voltado para o público em geral, sendo jovens a partir de 14 anos que queriam se capacitar e idosos que queriam ser reinseridos no mercado de trabalho. E com recursos próprios, fizemos o maior programa de qualificação profissional da história da capital. É uma realização”, ressaltou o secretário.

O vereador Domingos Sávio também participou da entrega dos certificados e lembrou a criação do projeto Qualificar Cuiabá, quando ainda era o secretário municipal de Trabalho. Ele deixou a secretaria no início de fevereiro para se tornar o líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

“Eu me lembro de quando apresentei esse projeto para o prefeito Mauro Mendes e ele disse que podíamos contar com ele, pois, com o projeto, Cuiabá deixaria de ser aquela cidade que tem oportunidade, mas não tem pessoa qualificada. Então, apresentei o projeto pensando em mudar a realidade e estamos conseguindo”, afirmou.

Ele aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho do atual secretário Alex na condução do projeto “que está tendo a mesma sequência do que foi planejado”. A previsão é de que uma nova edição do Qualificar Cuiabá ocorra neste ano. Pelo menos R$ 400 mil já estão garantidos para serem utilizados na suplementação do projeto.

“O projeto vai continuar, está havendo a suplementação e eu só tenho a agradecer ao município por tornar esse projeto real. Muito obrigado a todos e parabéns, especialmente, aos alunos. Que vocês façam um bom proveito dessa oportunidade”, disse.

Excelente oportunidade

E a sensação de realização com o Qualificar Cuiabá não foi apenas dos seus idealizadores, mas principalmente de todos os alunos beneficiados.  Marineia Rodrigues, 39 anos, fez questão de ressaltar a dedicação dos professores do projeto e o crescimento pessoal e profissional que obteve com a conclusão do curso de informática.

“O projeto Qualificar Cuiabá foi uma grande oportunidade para atualizar meus conhecimentos. As coisas mudam muito rápido, principalmente relacionadas ao setor de informática. Com esse curso, e a dedicação dos professores, eu pude melhorar minha atuação no trabalho e estou muito feliz”, disse.

Ela lembrou ainda que o curso foi fundamental para incentivá-la a buscar uma melhor posição no mercado de trabalho. “Eu sempre tive receio de fazer concurso, porque sempre tinha questões de informática, e o que eu sabia sobre o assunto  é o que nós aprendemos mexendo. Mas tomei coragem, fiz uma prova e tudo que estava lá é o que eu estava aprendendo aqui no curso.  Então, posso dizer que, além de ser gratuito, o curso é excelente”, ressaltou.

Jovanil Amorim, 53 anos, também não poupou elogios ao projeto e agradeceu ao município pela realização da nova edição do Qualificar Cuiabá neste ano.  “Tive um bom aproveitamento e o curso foi importante para o meu trabalho, porque utilizamos muito o computador, principalmente o sistema excel, que eu não sabia mexer. Então, foi de grande valia para mim e sugiro que quem tiver a oportunidade que aproveite os cursos, pois eu indico e torço para que continue por muitos anos”, finalizou.

Além dos alunos do bairro Coophamil, também receberão certificados os beneficiados dos bairros Bosque da Saúde, Boa Esperança, Centro e CPA. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2601/visualizar/