Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRONEGÓCIO
Sábado - 10 de Dezembro de 2016 às 09:13
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Rodolfo Perdigão/Vice-governadoria

Representantes do governo estadual e federal, produtores e entidades associadas participam na sexta-feira (09.12), em Cuiabá, do Fórum Mais Milho. O objetivo do evento é debater as principais questões da cadeia produtiva do milho, com destaque para a produção do cereal.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Ricardo Tomczyk representou o Governo no evento e destacou a importância da cadeia do milho, especialmente por Mato Grosso ter se tornado líder nacional na produção do grão e buscar a industrialização do produto. Tomczyk pontuou ainda que o Estado possui todas as condições para ampliar significativamente a produção, mas também tem que pensar no equilíbrio e na sustentabilidade da cultura.

“Hoje, somos ainda uma grande plataforma de exportação, e o mercado internacional se abriu para o milho brasileiro. Mato Grosso ocupou esse espaço, mas nós temos ainda um potencial muito grande de transformar toda essa proteína vegetal em proteína animal, temos condição de transformar milho em biocombustível, temos condições de agregar valor, de gerar tributos, de gerar desenvolvimento e renda para a nossa população. Esse é o compromisso que o Governo de Mato Grosso faz de apoiar não só a produção, mas ter políticas públicas para que a gente possa verticalizar essa cadeia”, frisou o gestor.

Ele ressaltou ainda que o Governo está atento ao seu papel de dar condição para que a produção aconteça de maneira sustentável. “E que a contribuição dos produtores possa se reverter em infraestrutura, no transporte da produção, mas principalmente as condições de incentivos fiscais, condições sanitárias para que essa verticalização, de fato, ocorra”.

Presente no evento, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, frisou a grandeza do país na produção de grãos e do fortalecimento do mercado com maior valor agregado para essas culturas. “Se nós quisermos ser um país que tenha um valor agregado maior na nossa produção, nós temos que usar a nossa base da agricultura que é soja, milho, no caso de proteínas e energia, para transformar em algo com valor mais agregado.

No caso específico do milho, nós temos um problema de mercado, quando a exemplo do ano passado, que tivemos problemas de safra. O preço sobe e desestrutura as cadeias de aves e suínos. Por outro lado, muitos dizem o seguinte: o Governo deveria fazer o papel de regulador, eu também penso que sim, nós temos que ter mais dinheiro à disposição, porém, por conta da legislação quando colocamos milho no mercado, nós não conseguimos vender com um preço muito abaixo do preço de mercado”, assinalou o ministro.

O Fórum Mais Milho é promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramillho), em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Para o presidente da Abramilho, Alysson Paolinelli, a realização deste Fórum permite que todos da cadeia possam colaborar para que se pense e discuta sobre o milho. A política de preço, por exemplo, todos sabem que o preço final do milho é altamente influenciado por políticas públicas, precisamos discutir isso, e este evento é uma ótima oportunidade para isso”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/26152/visualizar/