Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Segunda - 12 de Dezembro de 2016 às 19:45
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges) realizou um diagnóstico interno para levantar o andamento e eventuais dificuldades de projetos estratégicos. Estes projetos foram selecionados pelo titular da pasta, Julio Modesto, e referem-se às entregas de grande importância tanto para a secretaria como para o Governo do Estado.

Durante o período de análise, foram realizadas nove reuniões para que se pudesse compreender o foco de cada projeto e levantar problemas específicos enfrentados pelos líderes.

O diagnóstico levantado pelo assessor especial do Núcleo de Gestão Estratégico para Resultados, Kim Dias, apontou, entre outras coisas, a necessidade de treinar os líderes e suas equipes em metodologias de gestão de projetos. Essa capacitação proporcionará uma linguagem única para todos os projetos da secretaria.

Outra necessidade diagnosticada foi reestruturação do Escritório de Projetos, tal reformulação assegurará uma atuação mais próxima e de parceria com cada projeto da Secretaria de Gestão.

A secretária Executiva de Gestão, Adriana Araújo Silva Feitosa, ressaltou que estas ações garantirão maior alinhamento e maior interação dos líderes dos projetos com o nível estratégico, gerando assim aumento da eficiência, produtividade e celeridade nas entregas. Atualmente, a secretaria conta com 20 projetos estratégicos.

Entre eles estão o de adequação tarifária, que consiste na revisão da demanda contratada de energia elétrica de cerca de 800 Unidades Consumidoras que devem gerar uma economia significativa aos cofres públicos. Outro projeto, é a criação do Escritório de Processos dentro da Seges, que está fazendo um diagnóstico estrutural de órgãos do Poder Executivo, no intuito de melhorar os processos e, consequentemente, a prestação de serviços para o cidadão.

A primeira atividade deste bloco de ações oriundas do diagnóstico foi o treinamento em gerenciamento de projetos, realizado no mês de novembro e dezembro deste ano com o gestor governamental da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Washington Silva.

Foram capacitados 68 servidores (líderes e equipes de projetos), em ferramentas para abertura de projetos, análise de viabilidade, construção de árvore de problemas, entre outros.

Segundo a gestora Regina Doy, a capacitação foi de extrema importância. “Apesar de já possuir experiência em gerenciamento de projetos, os insights recebidos foram práticos e voltados à realidade do setor público. A experiência do Washington em projetos fez grande diferença, pois mostrou de maneira simplificada e bem objetiva como alcançar resultados”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/26197/visualizar/