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Quinta - 15 de Dezembro de 2016 às 07:17
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

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Foto: Gcom-MT
O vencedor foi a iniciativa que modernizou a Polícia Civil, por meio da Implantação do Projeto Geia
O vencedor foi a iniciativa que modernizou a Polícia Civil, por meio da Implantação do Projeto Geia

A Secretaria de Estado de Gestão, por meio da Superintendência da Escola de Governo, entregou na quarta-feira (14.12) a premiação do concurso "Inovar para Transformar" aos três primeiros colocados e também certificados às outras sete iniciativas classificadas. Ao todo, concorreram 41 projetos de diversas secretarias.

A Modernização da Polícia Civil, por meio da Implantação do Projeto Geia, foi o 1º colocado. A equipe recebeu um notebook. A iniciativa foi implementada em 2012 e visa dar celeridade e transparência no acesso à informação, melhorando a eficiência do trabalho policial e, em consequência, a prestação de serviços de segurança pública para a sociedade.

De acordo com o escrivão de polícia e coordenador do Projeto Geia, Ricardo Barcelar, a iniciativa automatizou as tarefas realizadas no dia a dia das delegacias e ajudou a ganhar tempo nas tomadas de decisões na parte administrativa, além de agilizar a geração das peças procedimentais, na parte operacional. “Podemos citar os inquéritos policiais, autos de prisão em flagrante delito e os boletins de ocorrência circunstanciados que já são realizados dentro desse sistema em cerca de 60 delegacias do Estado. Tudo isso era feito manualmente. Com a implantação do sistema, ganhamos celeridade nesses procedimentos”.

O segundo colocado foi o RDX- Denúncia Beta 1.0, da Secretaria de Segurança Pública (SESP), que visa o tratamento das denúncias de uma forma rápida e prática, gerando relatórios e infográficos, subsidiando os tomadores de decisões a trabalhar em determinada área escolhendo a melhor maneira, de acordo com as informações geradas. Esses filtros possibilitam a atuação diretamente no foco do problema, além de localizar possíveis vínculos em áreas diferentes. A equipe vencedora recebeu uma câmera digital de presente.

Já o terceiro prêmio, um tablet, ficou para servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que implantaram o programa Detran Cidadão - Licenciamento em Casa, que consiste em um novo método para oferecer uma opção prática ao cidadão de licenciar o seu veículo na comodidade do seu lar, através do uso de smartphone ou de computador conectado à internet.

Para o titular da Seges, Julio Modesto, a valorização do servidor público com concursos como este é extremamente importante, principalmente em tempos de crise, quando é necessário fazer mais com menos recursos. E nada melhor do que valorizar quem entrega as políticas públicas ao cidadão. “Queremos sempre contar com o servidor na inovação do serviço público. A idéia é dar continuidade para que outros funcionários possam trazer soluções aos desafios encontrados no setor público”.

Esta primeira edição foi aberta apenas a projetos implantados no mínimo há três meses na gestão pública. Mas conforme Modesto, a partir de 2017, a premiação será também aberta a novas idéias que possam ser implementadas no futuro. “Na próxima edição, abriremos a oportunidade para propostas que os servidores possuam individualmente ou em grupos e que possam ser implementadas”.

Para o superintendente da Escola de Governo, Paulino Yoshida, a semente da inovação no serviço público foi plantada com a realização deste concurso. “Esse prêmio será a semente da transformação que dará muitos frutos ao serviço público em Mato Grosso”.

O prêmio

O Prêmio Inovar para Transformar foi lançado em setembro deste ano e busca valorizar os profissionais que contribuiram com a inserção de práticas inovadoras no ambiente de trabalho, incentivando os servidores na modernização e eficiência da gestão pública, reconhecendo, valorizando, premiando e divulgando práticas inovadoras implementadas que sirvam de referência para outras iniciativas e que venham aprimorar os serviços prestados à sociedade.

O concurso teve como conceito de inovação a implementação de um produto, ou bem de serviço, seja ele novo ou significativamente melhorado, um processo, um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

De acordo com as regras, práticas inovadoras são mudanças transformadoras feitas por meio da incorporação de novos conceitos ou um conjunto de instrumentos que tragam resultados qualitativos para a sociedade e para a gestão.

Outras iniciativas

Além das três iniciativas premiadas, outras sete foram classificadas e receberam certificados. Entre elas estão: o Aplicativo MT Cidadão e o projeto de Gestão Eletrônica de Trânsito -Talonário Eletrônico, ambos criados por servidores da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI).

Avaliação de Desempenho via E-mail da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Digitalização de Prontuários de Pacientes do Adauto Botelho, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Método Inovar para Seleção e Composição de Equipes de Alta Performance Dedicadas à Inovação, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Oficina de Cadeiras, da Polícia Judiciária Civil, Redução do Prazo de Licenciamento do Corpo de Bombeiros.





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