Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
PECUÁRIA
Segunda - 19 de Dezembro de 2016 às 07:30
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Sedec-MT

Mesmo enfrentando um período de crise financeira, com reflexos em todo o país, o Governo do Estado de Mato Grosso vem conseguindo realizar investimentos em infraestrutura dos órgãos, proporcionando melhorias no ambiente de trabalho para os servidores estaduais, como é o caso do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), que em 2016, conseguiu mudar a sede da autarquia para um prédio com melhor estrutura física para dar melhores condições de trabalho à equipe que atua na execução da política sanitária animal e vegetal do estado.

O prédio localizado na Avenida Arquimedes Pereira Lima (antiga estrada do Moinho), no bairro Jardim Itália, em Cuiabá, passou a ser o novo endereço desde maio de 2016. O espaço que abriga também a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), atendeu aos anseios dos servidores, uma vez que, o edifício Ceres, no Centro Político Administrativo, apresentava problemas estruturais e falta de acessibilidade.

Segundo o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, no próximo ano há a previsão do projeto da nova sede da autarquia, a ser construído na área do complexo do instituto, localizado no bairro Carumbé, na capital. Também será dada continuidade às obras de reforma em ULEs no interior do Estado.

Outras duas obras importantes para a autarquia são a reforma do Centro de Treinamento do Indea (Centrin) e do Laboratório de Apoio à Saúde Animal (Lasa), instalados no complexo. “Já iniciamos o projeto da reforma do Centrin e do Lasae acreditamos que no início de 2017 possamos dar início ao processo de licitação das obras, que já tem recurso de emenda parlamentar. Com a reforma concluída, o Lasa será equipado via convênio com o Fundo Emergencial de Saúde Animal”, destacou Nolasco.

No interior

As melhorias também chegaram no interior do Estado, entre elas as reformas de Unidades Locais de Execução (ULE), como o município de Gaúcha do Norte que ganhou uma unidade do Indea totalmente reformada. O escritório, que também abriga o posto de atendimento da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) foi reinaugurado por meio da parceria entre Indea, Prefeitura de Gaúcha do Norte, Sindicato Rural, Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e produtores rurais do município.

A ULE de Figueirópolis d’Oeste também passou por reformas, possível com a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Foram investidos R$ 9 mil pelo Instituto para reforma e adequações do prédio, que é cedido pela prefeitura. Foi reformada também a ULE de Dom Aquino.

Também foram realizadas pequenas reformas nas barreiras sanitárias na fronteira Brasil/Bolívia e no posto fiscal Rio Correntes, em Itiquira. As próximas entregas devem ser uma unidade no posto avançado do Distrito de Japuranã em Nova Bandeirantes, montado em parceria com a prefeitura, e a entrega da reforma da ULE de Pontal do Araguaia.

Estrutura

O Indea completa 37 anos no dia 31 de dezembro e conta com 141 Unidades Locais de Execução (ULE), ou seja, um escritório de atendimento ao público em cada município do Estado. Tem ainda 13 Unidades Regionais de Supervisão (URS), que dão apoio às ULEs.

A autarquia conta ainda com um complexo localizado no bairro Carumbé, em Cuiabá, que abriga o Laboratório de Análise de Sementes “Guilherme de Abreu Lima”; Laboratório de Apoio à Saúde Animal (Lasa), Laboratório de Tecnologia da Madeira (LTM), o Centro de Treinamento do Indea (Centrin) e o escritório da Unidade Regional de Cuiabá.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/26359/visualizar/