Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 18 de Março de 2016 às 10:36
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Técnicos da Secretaria de Estado das Cidades (Secid) já iniciaram os treinamentos de servidores que irão atuar com o sistema GeoCidades nos municípios. Nesta semana, profissionais de Tapurah, município que já aderiu ao programa, estão sendo capacitados sobre as ferramentas existentes no sistema e modelo de alimentação dos dados geoespaciais. No último mês, o município de Juína também recebeu treinamento sobre o GeoCidades.

Gerente na Secretaria de Meio Ambiente de Tapurah, Cintia Rincão destaca a importância da capacitação, como também da plataforma. “É uma oportunidade o que o Estado tem feito para os municípios. Em outros tempos, havia o interesse da gestão municipal em receber melhorias, mas não se tinha o retorno do governo estadual. A capacitação irá auxiliar diretamente no planejamento urbano do município”, conta a servidora.

Segundo ela, a vetorização dos lotes urbanos irá contribuir para que melhorias sejam desenvolvidas nas mais diversas áreas do município. No setor ambiental, por exemplo, Cintia Rincão destaca a autorização para cortes de árvores no perímetro urbano. “Com o cadastramento das informações, o trabalho de autorização ou não será facilitado. Por meio das imagens, conseguiremos identificar a área indicada pelo proprietário e dar o devido andamento à demanda”.

Na área de saneamento, Fagner de Sousa, que atua como agente de serviços urbanos, do Departamento de Água e Esgoto, reforça que o mapeamento real do município irá contribuir para a distribuição adequada de novas redes de esgoto. Segundo ele, com a indicação das áreas, será possível localizar quais as regiões mais habitadas da cidade e que necessitam do serviço.

Outro área que também receberá contribuição direta do GeoCidades será a Secretaria de Administração de Tapurah. De acordo com Edson de Lima, que atua como fiscal de tributos, a marcação e mapeamento adequado dos lotes resultará na cobrança exata dos valores tributários municipais. Na Secretaria de Obras, a engenheira civil Liziane Benetti, que também participa da capacitação, será a responsável por atualizar o sistema na área em que trabalha.

“Além da coleta de informações e alimentação do sistema, o GeoCidades também será disponibilizado para as demais secretarias municipais. Quanto mais informações estiverem disponíveis no sistema, mais detalhes e melhorias poderão ser implementados no município”, reforça Cintia Rincão.

Adesão

Criado há quase três anos, o GeoCidades vem sendo aderido pelos municípios por meio de termos de cooperação. Nos três primeiros meses de 2016, 14 municípios firmaram a parceria com a Secid. Em 2015, outros 19 termos foram assinados. A oferta do sistema é feita pela secretaria de forma gratuita, em contrapartida, os municípios devem apenas adquirir computadores adequados e disponibilizar servidores realizar a inserção de informações no sistema.  




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2641/visualizar/