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CIDADE
Sábado - 24 de Dezembro de 2016 às 15:06
Por: Do G1 MT

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Foto: Gcom-MT
Trilhos estão enferrujando antes da conclusão
Trilhos estão enferrujando antes da conclusão

Com R$ 1 bilhão já investido, a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que deveria ter ficado pronta para atender a demanda da Copa do Mundo de 2014, completou dois anos parada, neste mês de dezembro. Neste mês, o secretário estadual de Cidades, Wilson Santos (PSDB), anunciou que o governo está buscando um acordo com o consórcio de empresas responsável pela implantação do VLT para a retormada.

Conforme o governo, o maior impasse é em relação ao custo para concluir o projeto. O estado diz já ter repassado R$ 1.066 milhão às empresas e que o consórcio está pedindo mais R$ 1,2 bilhão para terminá-la. Inicialmente, esse projeto estava orçado em R$ 1,4 bilhão. Ou seja, deve custar o dobro que o orçamento inicial.

Um estudo feito por uma empresa de consultoria, a pedido do governo do estado e autorizado pela Justiça Federal, que interveio na questão, apontou que seriam necessários mais R$ 602 milhões para o término do VLT, quantia bem abaixo da apresentada pelo consórcio.

Segundo o secretário de Cidades, a obra deve ser retomada em partes, sendo que a primeira vai do aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, até o Porto, na capital. Em seguida, do Porto ao CPA e a linha Coxipó-Centro será feita por último. A operação deve ser feita por meio de Parceria Público-Privada (PPP), com a participação das empresas de ônibus que operam nas duas cidades atingidas pelo modal e que terão suas linhas alteradas.

Na licitação para operação do modal, que ainda não tem previsão para ser lançada, deverá constar o preço da passagem, que, segundo o governo, será o mesmo valor da passagem de ônibus. Com isso, o governo do estado terá que subsidiar o valor da tarifa, o que fará com o que o poder público arque com quase R$ 40 milhões por ano com o custo de manutenção.

Atualmente, o contrato relacionado à obra do modal é discutido sob o intermédio da Justiça Federal, devido à ação civil pública ingressada pelo Ministério Público Federal (MPF), governo de Mato Grosso e Ministério Público Estadual (MPE).

Obras concluídas
Outras obras previstas para a Copa foram concluídas neste ano. Em outubro de 2016, foram concluídas as trincheiras Senador Vicente Emílio Vuolo (Verdão), Ciríaco Cândia, além da Rodovia Mário Andreazza, da construção do muro de contenção no Morro do Despraiado e da duplicação da Estrada da Guarita.

Em 2015, três obras foram entregues. São elas: viaduto da Sefaz, duplicação da Rodovia Mário Andreazza e duplicação da Estrada da Guarita. Ainda faltam seis obras, todas com trabalhos em andamento, com exceção da Trincheira Santa Rosa.






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