Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Quinta - 26 de Janeiro de 2017 às 08:11
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: José Medeiros/GCom MT

Nem mesmo a chuva que caiu na manhã desta quarta-feira (25.01) foi capaz de afugentar as pessoas que procuraram os atendimentos oftalmológicos oferecidos na quarta edição da Caravana da Transformação, que acontece até o dia 03 de fevereiro, no Centro de Eventos do município de Jaciara. No segundo dia de evento, 960 pessoas foram atendidas, em um total de 3.660 procedimentos oftalmológicos.

Também foram prescritas 479 cirurgias, sendo 398 de catarata, 55 de pterígio e 26 yag laser. Os procedimentos cirúrgicos começam a ser realizados nesta quinta-feira (26.01), às 5h. O coordenador-geral da Caravana, secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira, ressalta que não é necessário estar em jejum para quem vai passar por cirurgia.

“As pessoas tem o costume de achar que como se trata de uma cirurgia, tenham que estar em jejum e isso não é necessário. Venham alimentados e certos de que este é um procedimento rápido, mas que necessita de alguns cuidados posteriores”. Entre eles os pós-atendimentos que devem ser feitos 24 horas, sete dias e 30 dias após a cirurgia.

Arlindo também lembra que são disponibilizados a todos os pacientes óculos pós-cirúrgicos e colírio, que deve ser utilizado conforme recomendação médica. Os pacientes também devem evitar fazer esforço físico, utilizar somente lenços de papel, evitar esfregar os olhos e lavar as mãos antes de pingar o colírio. Todos estes cuidados garantem o sucesso do procedimento e evitam qualquer tipo de complicação após a cirurgia.

Balanço

Até o momento, a caravana de Jaciara já atendeu 1.953 pessoas e realizou 7.440 procedimentos oftalmológicos. Diariamente são atendidos entre 800 e 1.000 pessoas. Para esta edição são esperadas 3 mil cirurgias.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27231/visualizar/