Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 06 de Fevereiro de 2017 às 20:13
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Rafaella Zanol Secid-MT

Pavimentação, habitação, fornecimento de água, energia e segurança ainda são entraves para a cidade de Guiratinga, cidade fundada no início do século XX no Sul de Mato Grosso e localizada a 340 km de Cuiabá.Os itens foram pontos centrais de reunião entre o prefeito da localidade, Humberto Bolinha, e o secretário de Estado das Cidades, Wilson Santos, que visitou o município neste final de semana para conhecer suas necessidades.

O vice-prefeito Fernando Ferreira da Silva, a secretária de Administração e Finanças, Guilhermina Ferreira Cunha e o secretário adjunto de Obras Públicas da Secid, Ernesto Negretti, também acompanharam o encontro, bem como vereadores e outros secretários locais.

"Estamos aqui para tomar ciência das carências, necessidades do município, levar isso ao governador do Estado e num futuro breve trazer boas notícias para Guiratinga. Fizemos um giro nessa região. Passei neste fim de semana em Chapada dos Guimarães, Poxoréu, Rondonópolis e agora aqui. O prefeito Bolinha assumiu recentemente e nós vamos fazer várias parcerias Estado-Guiratinga”, destacou Wilson Santos, dizendo que a viagem ao sul-matogrossense faz parte de uma determinação do governador Pedro Taques para que o secretariado veja de perto a realidade das várias regiões do Estado.

Durante a estada na localidade, o chefe do Executivo municipal mostrou in loco ao secretário os gargalos existentes nos bairros mais periféricos de Guiratinga, incluindo uma visita ao distrito de Alcantilado, a 35 km da cidade. O prefeito Humberto Bolinha sonha em transformar o lugar, banhado pelas águas do rio Garças, em um complexo turístico.

Conforme explanação, o principal entrave hoje da prefeitura é a falta de asfalto em ao menos seis bairros do município, que conta com 13,8 mil habitantes. O déficit pavimentação gira em torno de 10 quilômetros, segundo projeções locais. O secretário Wilson Santos se comprometeu a estudar uma parceria entre Governo do Estado e a cidade para conseguir atender às necessidades atuais.

Para entender e visualizar a extensão da problemática o titular da Secid vistoriou três das localidades onde a situação é mais crítica. Entre elas, a Sebastião Dias (Calango Verde), na qual está localizado um novo residencial popular, Tancredo Neves e Areião, que precisa também de serviço de drenagem por estar localizado sob um lençol freático.

Prioridades

Além da pavimentação, o prefeito Bolinha revelou ao secretário Wilson outros pontos mais urgentes na cidade e solicitou ajuda do Estado para a conclusão da cadeia pública, desativada há 15 anos. Conforme ele, a Justiça está cobrando do município a existência do espaço. Hoje, os presos detidos no município são levados para Rondonópolis, localizado a 106 km de Guiratinga.

Outros itens elencados são a distribuição de água, expansão da rede de energia e a construção de casas habitacionais. De acordo com técnicos locais, a cidade conta com uma Estação de Tratamento de Água (ETA), porém a distribuição do produto apresenta falhas. “Vou enviar aqui um técnico da Secid da área de Saneamento para elaborar um estudo ainda neste mês”, se comprometeu o titular das Cidades.

Quanto à habitação, o município tem carência de ao menos 500 casas e o secretário pediu que a prefeitura formalize a situação na secretaria para futura avaliação. “A Secretaria das Cidades não tem condições de solucionar todos os problemas dos municípios de Mato Grosso. Por isso, vamos fazer uma seleção, elencando prioridades de cada um e Guiratinga terá portas abertas na minha secretaria e no Governo Pedro Taques", afirmou Wilson Santos.

Ao final o secretário deixou bem claro ao prefeito e sua equipe técnica que para melhorar a rede de distribuição de água, construir casas, ampliar o fornecimento de energia, fomentar o turismo entre outros itens, é preciso a formulação de projetos. “Esse é um primeiro contado para trocar informações e reafirmar o compromisso do governador Pedro Taques em fazer parcerias com o município de Guiratinga”, concluiu.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27506/visualizar/