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RODOVIAS
Quarta - 08 de Fevereiro de 2017 às 19:06
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

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Foto: Rafael Manzutti / Sinfra-MT

O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, destacou como ‘fato inédito’ a duplicação de três importantes rodovias na Baixada Cuiabana, em entrevista ao site Repórter MT na tarde desta quarta-feira (08.02). Além disso, o titular da pasta falou sobre prazos, demanda e detalhe das obras em execução.

Atualmente, a MT-010, MT-251 e MT-040 que ligam a capital a importantes regiões do Estado estão em fase de obras e devem ser entregues até 2018. “Este é um fato inédito que estamos conseguindo promover no governo Pedro Taques. A duplicação destas três rodovias e a construção da trincheira vai dar uma nova cara para Cuiabá que vai ser bem atendida com as obras”.

Ainda na entrevista, o secretário firmou o compromisso com a população em entregar as obras dentro do prazo estipulado. “É importante destacar que todas as obras começaram e não pararam por nenhum motivo. Estamos usando uma linha de crédito específica para obras de infraestrutura, o que nos dá a garantia de tocar as obras sem que os recursos sejam destinados para outros investimentos”, disse.

A previsão é que as obras da MT-251, estrada que liga a capital a Chapada dos Guimarães, e MT-040, entre Cuiabá e Santo Antônio, sejam entregues ainda este ano. Já a trincheira e a duplicação da MT-010, que faz ligação até o distrito de Nossa Senhora da Guia, estão previstas para serem entregues até 2018.

Obras

O governador Pedro Taques autorizou a Sinfra a executar, por meio do programa Pró-Estradas, a duplicação de 4,9 km do perímetro urbano da Rodovia Arquiteto Helder Cândia (MT-010), a popular Estrada da Guia. A região é uma das que mais crescem em Cuiabá.

Serão investidos mais de R$ 30 milhões em recursos do Pró-Turismo, programa gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT). A rodovia vai ter uma concepção moderna de engenharia, com previsão de construção de rotatórias e uma ciclovia no canteiro central. A obra deve ser finalizada em 2018.

A Estrada da Guia será duplicada entre o entroncamento com a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) e o trevo de acesso ao Rodoanel, que também terá a obra licitada em 2017.

A primeira fase de obras consiste em executar a recuperação funcional do atual pavimento da rodovia, que há muitos anos não recebia a manutenção devida. Em paralelo, será executada a duplicação no sentido Rodoanel-Cuiabá.

Nesta gestão, a Sinfra também executou a revitalização de outros 90 km da rodovia Helder Cândia, até a cidade de Rosário Oeste.

Trincheira Moderna

O Governo do Estado também inicia a construção de uma trincheira de 365 metros de comprimento com 7.311 m². Ela será construída no entroncamento da “Estrada da Guia” com a “Estrada da Chapada”.

A trincheira vai desafogar o trânsito no local, que é uma das principais saídas da capital para a região norte do estado. Serão investidos mais de R$ 25 milhões na obra, com previsão de entrega também para o final de 2018.

Estrada de Chapada

Uma das principais rotas turísticas do Estado, a rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), a popular Estrada de Chapada, está com as obras em ritmo acelerado.

Com a previsão de ser concluída no final de 2017, a duplicação vai contemplar 3,6 quilômetros da pista, do entroncamento da MT-010 (Atacadão) até o trevo de acesso ao bairro Jardim Vitória (Fundação Bradesco).

Ao longo da duplicação das pistas, serão construídas uma ciclovia no canteiro central e quatro rotatórias. Serão investidos mais de R$ 23 milhões.

Na Estrada da Chapada, a Sinfra também já reconstruiu 10 km de asfalto, entre o trevo que dá acesso ao Lago do Manso e o Balneário Mutuca, que era considerado o pior trecho da via. Agora, o asfalto é de sete centímetros e com qualidade.

Estrada para Leverger

A obra corresponde a 23,16 quilômetros de duplicação, que vai do Cemitério Parque Bom Jesus até a entrada do município.

Além disso, está sendo recuperada a pista antiga, que se encontrava totalmente esburacada devido à má conservação de gestões anteriores. A expectativa é que a obra, de R$ 21 milhões, seja finalizada em dezembro de 2017.

Ainda dentro do pacote de obras do Pró-Estradas, está a duplicação da rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040), que já tem fomentado o fluxo turístico da região, e é uma porta de entrada para o Pantanal mato-grossense.





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