Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
RIBEIRINHO CIDADÃO
Quinta - 09 de Fevereiro de 2017 às 07:09
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

Parceiro da 10ª Edição do projeto Ribeirinho Cidadão, o Governo do Estado de Mato Grosso auxilia no atendimento à população que vive em áreas rurais distantes e que tem dificuldades de acesso a serviços básicos de saúde e cidadania. Participam da ação as secretarias de Segurança Pública (Sesp), Assistência Social (Setas), Saúde (SES) e Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec),

A Politec tem feito uma média de 40 a 45 atendimentos para a solicitação da primeira e segunda via do RG e em uma semana do projeto já emitiu 158 cédulas de identidade. A equipe é formada por um atendente e um papiloscopista, responsável por colher as digitais. A fotografia é feita por um fotógrafo cedido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, também apoiadora do evento.

“Aprendemos muito com a humildade do povo. Quando nos procuram eles pedem o documento, mas também fazem questão de relatar suas histórias de vida. Ter o registro em mãos é uma oportunidade de tirá-las da exclusão social”, afirmou o técnico de desenvolvimento econômico e social da Politec, Rodrigo Neves Ribeiro.

O documento será emitido gratuitamente já no novo formato (com elementos de segurança e digitalização dos dados biográficos) e, que entrou em funcionamento no mês de fevereiro em todo o Estado.

Nesta quarta-feira (08), Sirlei Aparecida de Oliveira e a filha Valéria Lavínia de Oliveira, 10 anos, se deslocaram até o ponto de atendimento do projeto montado em uma fazenda na comunidade de Lambari, em Santo Antônio de Leverger, para tomar vacina e fazer a primeira via do RG para a menina. Elas vivem na comunidade de Bocaiuval.

“É mais fácil pra gente que mora na fazenda. Tinha bastante tempo que queria fazer o documento, mas não conseguia, porque teríamos quer ir até Rondonópolis. O atendimento foi ótimo”, disse Sirlei.

Depois de confeccionado, o RG é entregue pela Defensoria Pública, idealizadora do Ribeirinho Cidadão.

“Fazemos a entrega de todos os documentos, inclusive, algumas certidões do cartório. No entanto, temos que esperar cessar o período de chuvas, haja vista que vamos de carro e as estradas ficam comprometidas. É um trabalho muito gratificante, não tem satisfação maior do que ver o brilho nos olhos da população ribeirinha ao receber nossa ajuda e atenção”, explicou o defensor público Munir Arfox.

A Secretaria de Saúde é responsável por disponibilizar os medicamentos das farmácias básicas e que são entregues após a consulta médica nos locais em que o projeto está passando. A Sesp também está presente com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Escola Pública de Trânsito, que faz orientações e promove com crianças atividades recreativas voltadas à conscientização no trânsito.

No Detran, a população pode consultar informações sobre a situação do veículo, documentação, taxas de IPVA e licenciamento. Neste setor já foram feitos 40 atendimentos, prestados pela 38ª Ciretran do município de Santo Antônio.

Esta semana a Secretaria de Assistência Social iniciou os atendimentos oftalmológicos da Caravana da Transformação. As consultas abrangem os municípios de Santo Antônio de Leverger (6,7 e 8 de fevereiro), Barão de Melgaço (dias 9, 10 e 11), e Poconé (18 a 20 de fevereiro).

“Só tenho a agradecer a toda essa grande equipe e aos parceiros que estão se dedicando ao máximo. O Ribeirinho Cidadão, no seu tempo, cresceu com o apoio do Governo de Mato Grosso ao oferecer novos serviços e, desta forma, conseguimos montar elos, propiciar ao cidadão uma forma diferenciada de viver”, destacou um dos coordenadores do projeto, juiz Antônio Bezerra Filho.

O projeto Ribeirinho é uma realização do Tribunal de Justiça e Defensoria Pública, com apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, prefeituras e Marinha, na etapa fluvial. A programação segue até o dia 20 de fevereiro com os atendimentos abrangendo a população de comunidades rurais de Santo Antônio de Leverger, Juscimeira, Barão de Melgaço e Poconé.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27583/visualizar/