Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Quinta - 09 de Fevereiro de 2017 às 07:17
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Junior Silgueiro

Vinte e três alunos participantes do programa social Rede Cidadã irão representar Mato Grosso na 10º Copa América de Taekwondo, em Arujá, São Paulo, entre os dias 10 e 12 de fevereiro. Os garotos carregarão a bandeira do Estado em torneio que reunirá as grandes potências mundiais do esporte.

Para a faixa-preta e professora de taekwondo, Aryadne Tamires, o evento será uma ótima oportunidade para os meninos e meninas do projeto, tanto pela bagagem cultural que vão adquirir, quanto pela experiência no esporte. “Será uma oportunidade única, primeiro porque muitos sequer conhecem outros estados e, é claro, pelo esporte, pois eles vão poder ver de perto atletas de ponta, inclusive de outros países”.

Aryadne conta que participa do projeto há mais de 10 anos e, nesse período, viu o quanto o esporte pode mudar vidas. “Presenciamos de tudo: crianças introvertidas que ficam mais desenvolvidas, indisciplinados que ficam mais disciplinados e agitados que ficam mais calmos”, afirmou. Atualmente, o projeto atende mais de 200 crianças na Grande Cuiabá, sendo que 180 são da Capital.

A diretora da Escola Estadual Hélio Palma de Arruda, Eliane Aparecida, é testemunha da mudança propiciada na vida dos jovens. Há três anos, a diretora abriu as portas do colégio para o Rede Cidadã e hoje conta com mais 70% alunos envolvidos nas atividades do programa. “Já estamos indo para o nosso quarto ano de parceria e só temos coisas boas a relatar”, disse.

A poucos instantes da viagem, o trio de faixas vermelhas, Adrielly Fernanda, Mikaela Maria, de 15 anos, e Júlio Cesar, de 13 anos, não conseguia conter a ansiedade. Esta é primeira vez que participam de um evento tão grande e com a responsabilidade de representar o Estado. “Dá um medo, mas é um medo bom. Esperamos fazer tudo aquilo que treinamos e orgulhar os nossos pais e professores”, disse Mikaela.

Além da ansiedade e das faixas vermelhas, outra coisa que une o grupo é o fato de que os três começaram a praticar o esporte por acaso. Adrielly participava do curso de pintura, Mikaela foi acompanhar uma amiga e Júlio foi obrigado pelo pai. Porém, hoje, nenhum deles se vê longe da atividade.

“O taekwondo faz parte da minha vida e acho que nunca vou deixar. Nesse campeonato mesmo, com toda certeza vai ter um monte de olheiro e patrocinador, é mais uma oportunidade”, disse Júlio César, detentor de 18 medalhas que, além de sonhar em conquistar a faixa preta, também almeja se formar em biologia.

Rede Cidadã

Para o tenente-coronel Nivaldo José de Arruda, responsável pelo Rede Cidadã, realizar ações preventivas com crianças e adolescentes é uma das principais saídas para reduzir a evasão escolar e afastar os jovens da criminalidade. “É preciso um trabalho completo com pais, professores e apoio da comunidade escolar; se não, ele não surte o efeito esperado. Trabalhamos na mudança de visão das crianças e dos jovens, e isto leva tempo e cuidado”, diz o coordenador.

Segundo Nivaldo, as ações de prevenção coíbem o aluno e reduzem consideravelmente a chance de eles entrarem na criminalidade. “Nós realizamos um acompanhamento com os pais e professores; há casos em que há necessidade de medidas mais duras, com o apoio do Conselho Tutelar para outras intervenções, mas a grande maioria é resolvida com o envolvimento deles em atividades como o esporte”.

O Rede Cidadã atende mais de 1,8 mil crianças oferecendo atividades esportivas como futsal, taekewondo, basquete, capoeira, vôlei, futebol, xadrez e handebol. Também oferece opções de atividades artísticas como violão, teatro e pintura em tela. Além da capital, o programa é desenvolvido nos municípios de Várzea Grande, Nova Olímpia, Cáceres e Rondonópolis.

A realização do programa é resultado de uma soma de parcerias de órgãos do Estado, entre eles a Sesp, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e demais parceiros.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3653-3348 ou (65) 3653-8476. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27586/visualizar/