Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 13 de Fevereiro de 2017 às 10:05
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto por: Junior Silgueiro/Seduc-MT
População conheceu os detalhes do Programa apresentado pelo secretário e pôde colaborar com sugestões
População conheceu os detalhes do Programa apresentado pelo secretário e pôde colaborar com sugestões

Com o objetivo de apresentar as diretrizes do Pró-Escolas, programa que abrange ações em ensino, estrutura, inovação e esporte, o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, reuniu-se com a comunidade escolar, pais e autoridades no município de Sinop (520 Km ao Norte de Cuiabá). Os encontros, que fazem parte da iniciativa denominada Seduc Interativa, ocorreram na quinta-feira (09.02).

O primeiro foi realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), às 14h, e depois, às 19h, na Câmara dos Vereadores. Cerca de 400 pessoas participaram das reuniões e puderam opinar e contribuir com sugestões, após o secretário detalhar sobre os eixos do Programa, além de um diagnóstico da Educação no estado.

O Pró-Escolas tem a finalidade de melhorar a aprendizagem e reduzir a evasão escolar a zero, em curto e médio prazo. Até o final de fevereiro, por meio da Seduc Interativa, o secretário vai ampliar as discussões a respeito do Pró-Escolas nos 15 principais polos da Educação de Mato Grosso – os municípios que abrigam os Cefapros.

“Ao final desse processo, nós iremos sintetizar tudo o que foi sugerido, discutido, e as demandas que surgiram, para que cada um sinta como se estivesse colocando um tijolinho nessa grande construção conjunta”, destacou Marrafon, acrescentando que a Seduc tem celebrado parcerias necessárias com instituições, prefeituras e comunidade para o melhor andamento os trabalhos.

Ações no município

Em Sinop, o secretário destacou que, de imediato, a Seduc irá tomar as medidas urgentes necessárias para a retomada das obras paralisadas no município, como as das Escolas Estaduais Cleufa Hubner, Profº Djalma Guilherme da Silva e Nossa Senhora de Lourdes.

Marrafon também anunciou a construção de uma escola modelo, o Centro Integrado Escola Comunidade (CIEC), na região da Vila Mariana – um bairro com cerca de três mil famílias instaladas e onde a demanda por vagas tem crescido a cada ano, por conta da expansão.

O CIEC é uma novidade da Seduc pensada para tornar o ambiente escolar mais saudável e convidativo à busca pelo conhecimento. As unidades desse modelo contarão com 18 salas de aula, com capacidade para atender até 540 estudantes por turno; infraestrutura inteligente, que privilegiará a economia de água e energia elétrica, por meio de sistemas de reutilização de águas pluviais, placas solares e iluminação de LED.

Além disso, a escola possuirá salas com o pé direito alto e sistema de climatização, laboratórios de informática, biblioteca, quadra poliesportiva e internet wi-fi, entre outros benefícios. “Temos que reestruturar o ambiente escolar e buscar a melhoria da qualidade, com políticas de diminuição da evasão escolar, melhoria da aprendizagem, busca de formação mais adequada aos profissionais da Educação, e também avaliação”, apontou Marrafon.

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, ressaltou a necessidade da parceria entre Estado e município. “O cidadão deve ser muito bem atendido em suas necessidades, independentemente se as questões são de responsabilidade de um ou do outro ente. Estamos aqui para unir forças para resolver os problemas na área educacional. Fomos recebidos muito bem pelo secretário e também abrimos as portas do município, para que todas as questões possam ser solucionadas de forma conjunta e compartilhada”, afirmou Rosana.

A secretária municipal de Educação, Veridiana Paganotti, lembrou que a busca é pela aproximação entre os dois poderes, uma vez que o foco deve ser o cidadão. “Hoje tivemos a grata notícia de sermos contemplados com a construção do CIEC, em uma região muito carente do município, que demanda ações de políticas públicas, principalmente ao que se refere à educação. Não mediremos esforços para resolver as pendências e questões burocráticas, para que o projeto seja concretizado”, finalizou.

Participação

As reuniões contaram com a participação de profissionais da educação e autoridades de municípios vizinhos, como Colíder, Vera e Sorriso, entre eles o prefeito de Colíder, Noboru Toniochi, o deputado estadual Baiano Filho, o deputado federal Nilson Leitão, além de vereadores e assessores pedagógicos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27676/visualizar/