Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Quarta - 15 de Fevereiro de 2017 às 14:45
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto por: Assessoria
Prefeito Fábio Junqueira e equipe em reunião com secretário Max Russi
Prefeito Fábio Junqueira e equipe em reunião com secretário Max Russi

O programa Pró-família já foi apresentado para 12 gestores municipais nas últimas semanas. O foco do programa é atender 35 mil famílias que vivem com uma renda família per capita inferior a um terço do salário-mínimo vigente, pessoas que vivem em condição de pobreza e de extrema pobreza. O projeto da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) aguarda aprovação da Assembleia Legislativa do Estado.

Nesta terça-feira (14.02), o secretário da Setas, Max Russi, se reuniu com o prefeito de Feliz Natal (a 510 km de Cuiabá), Rafael Pavei e a primeira-dama Patrícia Pavei, que ocupa o cargo de secretária municipal de Assistência Social. O prefeito de Feliz Natal agradeceu a iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, de propor um programa para beneficiar as pessoas mais carentes e dividir a responsabilidade com os municípios.

“Essas iniciativas são sempre bem vidas”, pontuou o gestor. “Chegando a Feliz Natal vamos nos reunir com os assistentes sociais e agentes de saúde para repassar as informações da reunião com o secretário Max Russi. Vamos nos preparar, para quando o programa for aprovado, o município possa aderir o mais rápido possível”, informou Patrícia Pavei.

Na semana passada, quem esteve na Secretaria foi o prefeito Fábio Junqueira, de Tangará da Serra (a 244 km de Cuiabá). Junqueira avaliou positivamente o encontro e o atendimento recebido. “Fomos muito bem recebidos pelo secretário. Pudemos ouvir as metas da secretaria, mas ao mesmo tempo apresentar também as demandas do município de Tangará da Serra, os nossos problemas peculiares ao município e buscando parcerias pra que tanto a ação da Secretaria de Estado, quanto a Secretaria Municipal tenham maior resolutividade”, disse.

Junqueira também destacou que o Pró-família pode proporcionar uma melhor qualidade de vida para o público vulnerável de Tangara da Serra. “Esperamos que a gente possa ter mais famílias incluídas em programas sociais. É uma chance de dar uma melhor condição de vida a todos, buscando a melhoria, dos nossos índices de atendimento na assistência social, em todos os aspectos. Eu volto pra Tangará muito feliz, satisfeito, pela forma como fui atendido, pela disponibilidade (do secretário) em estar nos atendendo. O município de Tangará agradece e se coloca à disposição para parcerias”, detalhou o prefeito de Tangará.

Russi destaca que o Programa Pró-família foi pensado para sanar essa necessidade da população vulnerável de Tangará da Serra e outros municípios de Mato Grosso. O titular da Setas tem explicado aos gestores que o programa vai criar uma grande rede de proteção social, com o envolvimento dos agentes comunitários de saúde e assistentes sociais, que serão diretamente envolvidos na execução e acompanhamento do programa. Caberá aos profissionais fazerem um cadastro socioeconômico das pessoas assistidas para que, além do complemento da renda, as famílias recebam apoio educacional e tenha prioridade nos cursos de qualificação ofertados pelo Estado.

“Nós queremos incluir no programa cinco mil agentes de saúde, assistentes sociais e também iremos envolver os Centros de Referências. Os agentes conhecem muito bem os bairros no qual trabalham, convivem no dia a dia com os problemas sociais e sabem das dificuldades da população mais carente. Além disso, o programa vai movimentar o comercio local, pois o cartão só poderá ser gasto com gêneros alimentícios. O comércio local também vai ter benefício com o aumento das vendas e novos empregos podem ser gerados para atender o aumento da demanda” pontuou o secretário da Setas-MT.

Os prefeitos de Paranatinga, Araguainha, Tabaporã, Itaúba, Araputanga, Juína, Rondolândia, Aripuanã, Acorizal e Barra do Garças também foram recebidos pelo secretário Max Russi. Além do Programa Pró-família, a adesão ao Programa Federal Criança Feliz também tem sido discutida durante os encontros.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27747/visualizar/