Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 21 de Fevereiro de 2017 às 20:11
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Junior Silgueiro

Alta Floresta (a 803 km de Cuiabá) é um dos 15 municípios de Mato Grosso que receberão um Centro Integrado Escola-Comunidade (Ciec), o novo tipo de escola-modelo da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado Marco Marrafon, em visita ao município na segunda-feira (20.02). Na oportunidade, o secretário percorreu escolas da região e apresentou o programa Pró-Escolas à comunidade.

A comitiva da Seduc Interativa, liderada por Marrafon, visitou 10 escolas urbanas, onde conheceu de perto a realidade vivenciada por centenas de estudantes. “Passamos a manhã visitando as escolas, conhecendo e vendo a realidade, para que assim, após um diagnóstico, possamos construir o novo”, disse o secretário.

Melhoria na pintura, nos refeitórios e na rede de internet foram alguns dos problemas apontados pelo secretário, que se comprometeu, de forma emergencial, a licitar móveis novos para os refeitórios. Além disso, as escolas também vão ganhar uma nova pintura.

“Também viemos anunciar a construção de um projeto-piloto de inovação, inspirado em práticas de ensino de todo o mundo. Serão só 15 em Mato Grosso, e um deles será em Alta Floresta devido a demanda existente na região. O Ciec ofertará o ensino integral”, disse Marrafon.

Até o momento, foram anunciados 14 Centros Integrados, que serão instalados em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Tangará da Serra e Pontes e Lacerda. Cada unidade receberá um investimento médio de R$ 12 milhões, com recursos próprios e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Pró-Escolas

Respeitando o cronograma de visitas da Seduc Interativa, o secretário e a equipe da Seduc apresentaram à comunidade escolar e aos vereadores, o programa Pró-Escolas, que tem quatro eixos de investimentos: Ensino, Estrutura, Inovação e Esporte e Lazer.

O objetivo é promover ações específicas dentro dos eixos, melhorando a aprendizagem dos estudantes. Entre as metas deste programa está o combate à evasão escolar e a garantia de uma educação pública de qualidade.

Cerca de 300 pessoas assistiram as duas apresentações na sede da Assessoria Pedagógica e na Câmara dos Vereadores. Entre os espectadores estava o assessor pedagógico Edson Amaro dos Santos, que avaliou de forma positiva a visita do secretário, bem como o programa.

“Com a vinda direcionada para apresentar o Pró-Escolas, nós, profissionais da educação e gestores, temos uma visão de como será o funcionamento do programa, mas, acima de tudo, tivemos a oportunidade de dar sugestões para melhorá-lo, conforme a realidade da nossa região”, destacou.

Segundo o educador, cada região tem uma demanda diferenciada; por isso, é importante a visita dos gestores da Seduc. “Não só para apresentar, mas também para ouvir a voz de quem está aqui, no dia-a-dia da comunidade escolar”.

Após a apresentação do secretário Marrafon, o vereador Tuti afirmou que as expectativas para as ações do Pró-Escolas em Alta Floreta são grandes. “Temos demandas urgentes na cidade, e vejo com bons olhos a vinda do secretário e de sua equipe, vendo de perto os problemas e traçando ações rápidas para a melhoria da educação”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27924/visualizar/