Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quinta - 23 de Fevereiro de 2017 às 18:05
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Junior Silgueiro/Seduc-MT

O município de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá) irá receber mais três escolas estaduais. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, nesta quarta-feira (22.02), durante o Seduc Interativa. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) para apresentar e debater o programa Pró-Escolas em todas as regiões do estado.

Segundo o secretário, o convênio para a construção de uma escola no bairro Santa Maria deverá ser firmado já no mês de março. Também está prevista a construção de uma unidade no bairro Portal Kaiabi e outra na região do bairro Mário Ritter, esta última para atender a uma demanda de mais de 1,2 mil famílias. Todas as escolas deverão começar a ser erguidas ainda em 2017.

Marco Marrafon também assegurou, para o mês de março, o lançamento do edital de reforma do refeitório da EE Mário Spinelli. “Sorriso é um município que vem crescendo muito, e isso aumenta a demanda por educação. Por conta disso, temos concentrado esforços para melhorar as condições da infraestrutura e ensino em toda a região”, afirmou.

Hoje, Sorriso conta com sete escolas estaduais. Durante a visita ao município, o secretário e a equipe da Seduc aproveitaram para vistoriar seis delas: EE Mário Spinelli; EE 13 de Maio; EE José Domingos Fraga; Ceja Arão Gomes Bezerra; EE Ignácio Schevinski Filho; e EE Arlete Capellari.

“Vistoriamos todas as escolas da zona urbana, para entender os problemas e também anunciar um plano de investimentos para resolver a demanda escolar, que é muito alta. Esse contato com a comunidade escolar tem sido fundamental para implementarmos todas as melhorias que pretendemos para a Educação”, disse Marrafon.

Seduc Interativa

No final do dia, a comitiva de secretários e educadores da Seduc se reuniu com a comunidade escolar do município de Sorriso para debater sobre o Pró-Escolas. Este é o maior programa de investimentos na história da educação de Mato Grosso, com melhorias previstas nas áreas de ensino, inovação, estrutura e esporte e lazer.

Para o diretor da EE Mário Spinelli, Paulo Nestor Nogueira da Silveira, o debate foi muito importante e deu a ele a dimensão do Pró-Escolas. Segundo o diretor, a comunidade local já abraçou o projeto e está animada com as mudanças, inclusive da sua escola, que contará com o Ensino Médio em tempo integral.

“Estamos com esperança e acreditando que esta proposta vai realmente fazer a diferença, vai segurar os jovens na escola e atrair aqueles que saíram. Então, estamos depositando bastante esperança neste processo de inovação no espaço da educação”, afirmou.

O diretor do Ceja Arão Gomes Bezerra, Robson Rodolfo Machado da Silva, avaliou como positiva toda a iniciativa. “Foi muito bom, estamos quase 500 quilômetros distantes da Capital e, mesmo com um assessor presente, é importante ter este contato mais próximo com o secretário. A apresentação mudou um pouco a percepção e a visão sobre o Programa”, disse.

A opinião também é compartilhada pelo assessor pedagógico de Sorriso, Zeferino Passos Guarrezi Junior. “Nos anos anteriores, tínhamos dificuldade de receber técnicos da Seduc, imagina a satisfação de receber o secretário. Essa proximidade faz toda a diferença para a comunidade”.

Zeferino destacou que o Pró-Escolas poderá mudar completamente a vida das pessoas do município. “É maravilhoso, imagina termos escolas para vocação. Alunos que querem ter carreira esportiva poderão se dedicar mais a isto, assim como os que tiverem mais aptidão para tecnologia. Teremos ainda a escola militar, ou seja, escolas para diversos perfis, será um sucesso”, concluiu.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27980/visualizar/