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EDUCAÇÃO
Sábado - 25 de Fevereiro de 2017 às 16:49
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

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Foto: Junior Silgueiro/SeducMT

Diálogo. Essa foi a palavra que marcou as apresentações do Pró-Escolas nos 15 municípios-polo onde o programa foi debatido com a comunidade escolar e população em geral, entre os dias 16 de janeiro e 22 de fevereiro. A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso, denominada Seduc Interativa, teve como objetivo principal apresentar a minuta do Pró-Escolas e discutir as ações e investimentos para os próximos dois anos.

Mais de 4 mil pessoas participaram das reuniões conduzidas pelo secretário Marco Marrafon, junto com os secretários-adjuntos de Política Educacional, Edinaldo Gomes de Sousa e de Gestão e Inovação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk. Duas apresentações foram promovidas em cada cidade, sendo que as primeiras eram voltadas à comunidade escolar e as segundas com a população em geral e autoridades políticas locais.

A equipe da Seduc percorreu cerca de 8.500 quilômetros em pouco mais de um mês, com o intuito de ouvir a população e debater ações voltadas aos quatro eixos que sustentam o Pró-Escolas: Ensino, Estrutura, Inovação e Esporte e Lazer. Críticas, sugestões e colaborações foram recebidas com o intuito de ampliar o programa, que vem sendo construído com a contribuição de toda a rede estadual de educação. O Pró-Escolas será lançado em março, em Cuiabá, pelo Governo do Estado.

Além disso, em cada um dos municípios, Marrafon e equipe técnica da Seduc se reuniram com professores, diretores, assessores pedagógicos e demais profissionais da educação nos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapros) para ouvir demandas e reivindicações e, em seguida, dar os devidos encaminhamentos.

Combate à evasão

O Pró-Escolas prevê diversas ações nos eixos Ensino, Estrutura, Inovação e Esporte e Lazer com foco na melhoria da qualidade de ensino. Um dos principais intuitos do programa é combater a evasão escolar em Mato Grosso.

Para o secretário Marco Marrafon, o resultado do projeto Seduc Interativa é extremamente positivo, uma vez que a secretaria descentraliza suas ações e segue para os municípios a fim de dialogar com a população sobre as melhorias planejadas para a educação estadual.

“O programa foi bem aceito por todos e, agora, é hora de continuarmos a discussão sobre cada um desses eixos e fazermos as adequações necessárias à minuta para, enfim, concretizarmos tudo que queremos”, afirmou.

Visitas

A Seduc Interativa esteve em Juara, Juína, Tangará da Serra, Jaciara, São Félix do Araguaia, Confresa, Barra do Garças, Primavera do Leste, Sinop, Pontes e Lacerda, Cáceres, Diamantino, Alta Floresta, Matupá e Sorriso, onde estão localizados os 15 Cefapros do Estado.

A equipe também visitou escolas urbanas, rurais e indígenas em municípios como Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte. Mais de 70 escolas estaduais foram visitadas por Marrafon e equipe para verificar de perto as necessidades de cada unidade, principalmente no que diz respeito à estrutura.

Encaminhamentos como pintura de escolas, entrega de conjuntos escolares e equipamentos, reformas e novas construções foram anunciadas pelo secretário durante as vistorias.





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