Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 11 de Março de 2016 às 15:11
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


No primeiro bimestre deste ano, o Comando Regional da Polícia Militar de Nova Mutum (14º CR) realizou 607 ações e operações policiais que resultaram na prisão de 319 pessoas, sendo 37,3% em flagrante (119); apreensão de 15 armas de fogo, 7,2 kg de entorpecentes, além de 105 papelotes e trouxinhas de drogas – maconha, pasta base e crack.

Para o comandante do 14º CR, tenente-coronel Marcos Vieira da Cunha, o resultado é oriundo do planejamento operacional e do aparato tecnológico de videomonitoramento existente na região, sobretudo, do esforço policial empregado.  

Segundo Cunha, a regional dispõe de 15 câmeras de monitoramento que, além de auxiliar no policiamento preventivo, também servem como ferramenta de apoio na identificação e localização de suspeitos, bem como na composição da materialidade de determinadas ocorrências. Conforme o comandante, esse sistema tecnológico é mantido por meio uma parceria entre a Secretaria de Segurança e a Prefeitura de Nova Mutum.

De acordo com o tenente-coronel, o trabalho tem contribuído para ampliar a sensação de segurança da população. “Um dos locais que já foi considerado bastante problemático era o condomínio residencial Proab e hoje vive outra realidade”, aponta.

Para a administradora do local, Marcione Souza Passos, a melhora na qualidade de vida e segurança da população é reflexo do trabalho intenso que a PM tem feito na região.

“Houve uma melhora muito grande. Era muito difícil. Convivíamos com constantes brigas, com gente que bebia e que acabava criando muito problema. Também havia muito tráfico de drogas e até homicídios. Hoje o que a gente vê é um trabalho intenso feito pelos policiais que nos deixa mais tranquilos”, avalia. 

Pelo videomonitoramento, afirma Cunha, a PM já conseguiu identificar pessoas suspeitas de roubo, furto, localizar veículos oriundos de ações criminosas, dentre outros delitos. Nesse bimestre, por exemplo, foram seis veículos recuperados com auxílio desse mecanismo de segurança.

Com um efetivo atual composto por 224 policiais, sendo 32 alunos soldados em formação, o comandante pretende ampliar as ações operacionais, com a implantação da Força Tática para atender a regional.

“A nossa ideia é, assim que se formarem esses novos policiais, implantar a unidade de Força Tática, que é uma unidade operacional diferenciada, que vai reforçar ainda mais o trabalho que estamos desenvolvendo na região, garantindo ainda mais segurança a toda população”, diz Cunha. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2818/visualizar/