Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Terça - 07 de Março de 2017 às 07:32
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Assessoria

A Agência de Fomento de Mato Grosso (Desenvolve MT) é a única agência financeira credenciada a operar financiamentos do Finep, instituição ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do InovaCred. Com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre a operação do financiamento, servidores da Desenvolve MT participaram nesta segunda-feira (06.03) de uma capacitação no Instituto de Inovação tecnológica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“O InovaCred é um programa que tem o objetivo de fomentar empreendedores e empresa que já tenham alguma característica inovadora, seja produto ou serviços que ela faça, ou inovação dos processos internos de organização e marketing”, explicou o diretor de Desenvolvimento e Gestão da Desenvovle MT, João Paulo Fortunato.

A capacitação mostrou as características do programa, quem pode utilizar os recursos, quais são as exigências necessárias para a elaboração dos projetos e os resultados esperados. “Nós, enquanto colaboradores internos da agência, podemos conhecer melhor o que é necessário analisar quando nos depararmos com um projeto para o InovaCred, a viabilidade do projeto, os critérios de classificação tecnológica ou de inovação de processos”, pontuou João Paulo.

O diretor explicou que o Escritório de Inovação e Tecnologia (EIT) é um parceiro antigo da Agência, cujo papel é validar e caracterizar os projetos, para certificar se ele tem efetivamente uma característica inovadora e pode acessar o crédito. João Paulo ainda lembra que muitos colaboradores são novos na Agência e por isso os gestores realizaram esta primeira capacitação em 2017, que envolveu praticamente todas as pessoas que atuam no processo.

“Nós temos dois objetivos: disseminar o conhecimento com a maioria das pessoas que trabalham na Agência e fortalecer o conhecimento, entender que a Agência tem um produto importante, que ela pode contribuir com o desenvolvimento econômico do estado, sobretudo pensando no MT Criativo, no parque tecnológico, na própria Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação”, afirmou Fortunato.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Campo Verde, Altair Donizete Restani, que também participou da capacitação, esta é uma ação necessária, principalmente para sua atuação que busca renda e geração de emprego para o município. “O InovaCred é mais uma linha de financiamento que o governo disponibiliza para os empresários que querem inovar nos seus processos e que consequentemente vai impulsionar a geração de emprego e renda nos municípios”, disse. Ele ainda destacou que o diferencial do InovaCred é estimular a melhoria dos produtos já existentes.

A Agência de Fomento foi credenciada para operar o InovaCred em 2014. Em 2016 foi feita a primeira operação de crédito e outra já está em análise neste ano. Os recursos para os projetos podem variar de R$ 150 mil a R$ 1 milhão.

Conteúdo

O Curso de Capacitação foi ministrado pelo diretor do Instituto de Inovação Tecnológica da UFMT, Olivan Rabelo, doutor em Economia Aplicada. “O conceito de inovação é para novos produtos ou aperfeiçoamento dos que já existem. Esse é o principal mote e que gera, na verdade, uma aceitação no mercado desse novo produto e processo”. Ele destacou a interação da turma. “Até porque eles precisam ter essa competência para atender os empreendedores que demandarem as linhas de crédito”.

A perspectiva é fazer um lançamento estadual do InovaCred, convocando todos os empresários que desejam fazer inovação e que são potenciais clientes.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/28223/visualizar/