Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Terça - 07 de Março de 2017 às 07:47
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Foto: SECOM-VG

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos e o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, participaram nesta manhã (6), em Cuiabá, das posses do novo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Mauro Benedito Pouso Curvo, do Procurador de Justiça Flávio Cezar Fachone, no cargo de Corregedor-Geral e dos novos integrantes do Conselho Superior do Ministério Público (biênio 2017/2019). Mauro Curvo assume o cargo deixado pelo então Procurador-Geral, Paulo Prado.

A prefeita lembrou da atuação do promotor Mauro Curvo por Várzea Grande e fez questão de reforçar, mais uma vez, a importância da harmonia e da parceria entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para os avanços em qualquer gestão pública e, especialmente, nos avanços em qualidade de vida à população. “Várzea Grande está aberta e vem exercitando o diálogo com todas as esferas do poder e isso tem repercutido em ganhos incalculáveis à governança da nossa cidade. Temos uma gestão que recuperou a credibilidade política, administrativa e financeira da cidade e hoje todos nós vemos esse resgate frutificando em obras, principalmente em setores essenciais, como saúde, educação e mobilidade urbana”. Como frisa, os ganhos e avanços conquistados na contribuição e na fiscalização do Ministério Público, ajudaram muitas prefeituras, principalmente em gestão e transparência.

O secretário de Assuntos Estratégicos de Várzea Grande, Jayme Campos, destacou que o Ministério Público é hoje a entidade de maior credibilidade junto à sociedade. “Pois é o que mais busca a justiça social e o pleno exercício da cidadania. E hoje, com as posses, representará a renovação e um novo marco administrativo para a instituição. Numa administração pública os atos do gestor devem ser pautados na transparência, na lisura e no trato com correto com erário público, pois hoje, tudo passa pelo crivo do Ministério Público, maior órgão de controle social que temos”.

A solenidade, que lotou o auditório da Sede das Promotorias de Justiça da Capital, contou com a presença de inúmeras autoridades, familiares, com destaque para as presenças do governador Pedro Taques, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Rui Ramos, deputados federais e familiares dos empossados.

Em sua fala, o governador Pedro Taques, lembrou que o poder de escolha do novo Procurador-Geral do Ministério Público do Estado esteve em suas mãos. “Uma lista tríplice foi enviada e eu me pautei em três princípios para decisão: Liberdade, Igualdade e Democracia. Todos os nomes tinham todas as condições de assumir o cargo, pois são profissionais descentes e honrados, após a escolha do Conselho do Colegiado e eu tive a total liberdade de escolha”. Além de Mauro Curvo, fizeram parte da lista tríplice, os procuradores Eliana Maranhão e José Antônio Borges.

Em sua despedida do cargo de Procurador-Geral, que foi exercido de 2013/2017, o procurador Paulo Prado, fez um balanço de sua gestão, focando na ampliação dos recursos humanos, nas ampliações das sedes físicas do Ministério Público pelo Estado, na preocupação com a informatização e agilização dos procedimentos e especialmente na expansão e ampliação das ações do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). “Foi um trabalho integrado com nossos servidores e de parcerias com o Estado. Renovamos e aumentamos a transparência. Estamos hoje entre os mais transparentes do Brasil. Acredito que esse seja o maior legado”.

Para o recém empossado Procurador-Geral, Mauro Curvo, a inovação será continuada. “Quero que essas inovações reflitam diretamente na vida do cidadão, como no dia-a-dia do Ministério Público”. Entre os projetos que deverão ser desenvolvidos, Mauro Curvo cita um aplicativo, inicialmente denominado “MP Cidadão”, que possibilitará às pessoas o contato direto com a instituição para encaminhamentos de denúncias, acompanhamento de processos, dentre outras funcionalidades. “Precisamos fazer com que o Ministério Público seja o pioneiro de um caminho essencial para a afirmação de sua necessidade social, e este caminho passa pela prestação de serviços digitais ao cidadão, o elo entre o Ministério Público e a sociedade”.

O promotor Mauro Curvo tem 44 anos e ingressou no Ministério Público em dezembro de 1997. Atuou em várias comarcas do Estado. Com 140 votos, conquistou o primeiro lugar da lista tríplice que foi encaminhada ao governador Pedro Taques. A eleição foi realizada no dia 14 de dezembro de 2016 com a participação de todos os procuradores e promotores de Justiça.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/28229/visualizar/